*Por Hiel Levy
O vice-governador José Melo montou um time de comunicadores com uma única missão: espalhar boatos, mentiras e atacar o senador Eduardo Braga, seu provável concorrente na disputa pelo governo. Neste momento, este pessoal trabalha em duas direções: uma turma continua espalhando que o parlamentar pode desistir de se candidatar, enquanto outra fomenta a saída do governador Omar Aziz do governo.
Qual a lógica destes movimentos? É simples: Melo sabe que Eduardo joga bem nas negociações pré-eleitorais e vai abrir conversas com todas as correntes e lideranças políticas, utilizando uma arma poderosas, que são as pesquisas de intenção de voto realizadas até aqui. Por isso precisa atrapalhar ao máximo a articulação.
Ao insistir na tese de que Eduardo pode desistir da candidatura, Melo coloca uma dúvida na cabeça das lideranças, já que hoje estas se dividem basicamente em dois grupos: os que querem apoiar abertamente o senador e os que pensam em tomar dinheiro do vice-goverador e fazer um jogo duplo.
As insinuações sobre a saída de Omar têm outro objetivo: atrair logo aqueles que se orientam pelo radar do poder – principalmente empresários, que são potenciais financiadores de campanha. Não deixa de ser um desrespeito com o governador, para quem não interessa antecipar o fim do governo.
Para concretizar seus objetivos, Melo montou uma rede que inclui sites, blogs e jornalistas em postos estratégicos, todos muito bem remunerados.
Só assim, jogando muito sujo, ele entende que poderá diminuir a estratosférica diferença que o separa hoje de Eduardo Braga.
*Hiel Levy é jornalista profissional e administra do blogdohiellevy.com.br