Dez anos de idade. Época de brincadeiras, fortalecimento das amizades e convívio praticamente que diário com mudanças no corpo. Pode-se dizer que essas situações são unânimes para crianças, mas, para uma em especial, outra coisa é mais importante: disputar o Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, na Rússia. Sim, a competição contará com uma menina de dez anos.
Trata-se de Alzain Tareq. Nascida em 2005 no Bahrein, a menina alcançou os índices necessários para figurar entre os melhores nadadores do mundo e fará história como a participante mais jovem da história dos esportes aquáticos já nesta sexta-feira, quando disputará a primeira bateria eliminatória para os 50m borboleta – ela também competirá nos 50m livre, no sábado.
Diante de uma situação curiosa, ficam as perguntas: afinal, o que uma criança de dez anos está fazendo no Mundial de Kazan? Ela não seria muito jovem para aprender realmente neste nível? As respostas estão na própria família, que incentivou o início dela na natação com apenas quatro anos.