Mercado Adolpho Lisboa aberto para visitação

A partir desta sexta-feira, 17, de 8h as 16h45, as portas do Mercado Adolpho Lisboa estarão abertas  à população da cidade para que as obras de restauro do prédio sejam visitadas. A novidade é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, sob a coordenação da Manauscult  e da Construtora Biapó, responsável pelas obras.

“A população não precisa esperar até que o Adolpho Lisboa fique pronto para realizar uma visita. O cidadão interessado e curioso para saber como está o seu Mercado já pode visitar “in loco” e conferir como está o andamento das obras”, esclarece o  diretor-presidente da fundação, Bernardo Monteiro de Paula, que assumiu as pastas de Cultura, Turismo e do grupo UGM da Copa de 2014.

Por questão de segurança, apenas uma área destinada as visitações estará disponível para visitação. Uma equipe de turismólogos e arquitetos da Prefeitura e da Construtora Biapó foram os responsáveis pela criação do layout da área a ser visitada, onde o visitante, espontaneamente, pode conhecer as riquezas deste importante prédio histórico através de banners e folders explicativos e educacionais.

Estarão expostos nesta área alguns vasos com espécimes de plantas regionais como a andiroba e o açaizeiro, que irão compor o projeto paisagístico do Mercado Adolpho Lisboa, com previsão para ser inaugurado no dia outubro deste ano. Vale destacar a presença de um artesão restaurador que poderá ser visto trabalhando na recuperação de algumas peças originais do prédio

Outra atração turística da área é uma exposição de peças e objetos (originais e réplicas), que ao longo da história fizeram parte do complexo do mercado e que poderão ser conhecidos pelos visitantes. São eles: ornamentos decorativos em estilo ‘art noveau’ no formato de flores e rendilhados (em ferro e gesso), acabamentos das cumieiras dos pavilhões, gradis, telhas, frisos, pontilhões, vitrais, telhas, pisos em granito e madeiramento do forro que se encaixam em itaúba, cedro doce, taurí, ipê, ipês roxo e amarelo, entre outros.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas realiza companha “Doe leite materno”
Próximo artigoGoverno anuncia construção de sete terminais privados no Amazonas‏