Milhares de pessoas assistiram na Indonésia ao eclipse total do sol

Milhares de pessoas assistiram hoje (9) na Indonésia ao único eclipse total do sol de 2016, que também pôde ser visto parcialmente na maior parte do Sudeste Asiático.

O eclipse começou a ser observado na Ilha de Samatra, no Oeste da Indonésia, e foi avançando em direção ao Leste, para dezenas de províncias nas ilhas do Bornéu, Célebes e Molucas, antes de chegar ao Pacífico.

Um dos lugares onde foi possível observar o eclipse total foi Palu, na região central das Célebes, para onde se deslocou uma equipe de astrônomos liderada pelo espanhol Miquel Serra-Ricart, do Instituto de Astrofísica das Canárias.

O astrônomo explicou à agência Efe, por telefone, que inicialmente era um eclipse “complicado”, de “reduzido interesse”, devido à instabilidade atmosférica habitual, mas que depois a visibilidade do dia o converteu em um dos melhores.

“Foi impressionante. Não me recordo, desde o de 2008 na Rússia, de um eclipse tão límpido, sem nuvens, com um ar tão transparente”, disse Serra-Ricart.

Uma equipe da Nasa (a agência espacial norte-americana) também viajou para a Indonésia a fim de observar o fenômeno, que despertou a curiosidade não só de cientistas mas de milhares de turistas.

Os eclipses do sol ocorrem quando, a partir da perspectiva da Terra, a Lua passa à frente do sol, ocultando-o. Dependendo do ponto do planeta onde se encontra o observador, o fenômeno pode ser total, anular ou parcial.

O eclipse é total quando toda a superfície do sol fica coberta pela lua; anular quando a lua – um pouco mais afastada da Terra – não chega a cobrir totalmente a superfície do sol e deixa visível um anel solar; e parcial quando apenas uma parte do sol fica ocultada pela lua.

Artigo anteriorGoverno divulga medidas para estimular o setor de petróleo e gás
Próximo artigoPSG repete placar de Paris e elimina Chelsea