Ministério da Saúde diz que variante de Manaus foi identificada em 17 estados brasileiros

Testes para detecção do Covid-19

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira, 23, que a variante brasileira da covid-19, chamada P.1, conhecida, também, como variantes de Manaus, foi identificada em 17 Estados brasileiros.

O ministerio informou, ainda, que a variante do Reino Unido, foi detectada em São Paulo, Bahia, Goiás e Rio de Janeiro.
Os dados foram coletados até o último sábado, 20, a partir das informações divulgadas pelas secretarias estaduais da saúde. Ainda não se saber os efeitos das variantes no grau de eficácia da vacina.

Casos da variante descoberta na África do Sul ainda não foram registrados no País.
Ainda de acordo com o ministério, dois casos anteriormente informados como sendo do Distrito Federal são de Goiás, uma vez que os pacientes moram em cidades deste estado.

Uma nova nota Técnica foi enviada para os Estados nesta terça-feira com as informações das variantes identificadas.

O documento conta com orientações sobre as medidas que devem ser tomadas para monitorar e evitar a propagação das variantes do vírus.

Estados com a nova variante

Amazonas, São Paulo, Goiás, Paraíba, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, Roraima, Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Pernambuco e Piauí. Essa nova cepa, identificada originalmente em Manaus, tem maior poder de transmissão, segundo estudos preliminares. Fonte/Estadão

Artigo anteriorMulher atinge marido com tracajá durante briga no Parque Dez
Próximo artigoVaquinha virtual arrecada doações para o enfrentamento da crise sanitária no Acre provocada pela enchente do rio