Ministério Público pede anulação de 4 processos seletivos realizados em Manacapuru em 2017

O Ministério Público do Estado do Amazonas ajuizou na última quinta-feira, 18 de janeiro de 2018, Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Manacapuru, visando a anulação de quatro processos seletivos simplificados (PSS) realizados em 2017. A ACP decorre do descumprimento de Recomendação emitida no dia 4 de setembro pelos titulares das três Promotorias de Justiça do Município, em face do prefeito Betanael da Silva D´Ângelo, Arnaldo Costa Campos, presidente da Comissão Organizadora Permanente do Processo Seletivo, e da ex-presidenta Cidiléia Neri da Silva.

“A Prefeitura Municipal de Manacapuru e a Comissão nunca atenderam à Recomendação feita pelas Promotorias de Manacapuru. Nenhuma irregularidade apontada pelo MP foi corrigida. Houve várias tentativas de se resolver as irregularidades extrajudicialmente: ofícios, recomendação, reuniões, audiências, cronograma de trabalho, etc. Nada deu resultado”, reitera o Promotor de Justiça Vitor Fonsêca, titular da 1ª PJ de Manacapuru.

A ACP nº 0000155-87.2018.8.04.5400 inclui pedido de urgência e de indenização por danos morais coletivos para que os responsáveis respondam pela omissão e pela negligência no tratamento das irregularidades apontadas pelo MP-AM e registradas na Recomendação Conjunta expedida em setembro de 2017 pelo MP-AM. “Há provas de que as irregularidades nunca chegaram a ser corrigidas, de que a Comissão não acompanhou o andamento das correções e, inclusive, que as caixas das provas dos candidatos foram encontradas ‘abertas’, impedindo qualquer saneamento das irregularidades”, observa o promotor de Justiça.

Irregularidades

A ACP toma por base quatro inquéritos civis. Na 1ª PJ de Manacapuru, foram investigados dois PSSs. dois inquéritos foram instaurados para apurar irregularidades em dois processos seletivos. O PSS para cargos na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) de Manacapuru visava o preenchimento de 250 cargos de agentes comunitários de saúde e 26 cargos de agentes de combate às endemias. A investigação apontou a aprovação de candidatos para a prova de títulos sem a pontuação mínima de nota 5,00 (cinco).

O segundo PSS investigado previa o preenchimento de cargos no Instituto Municipal de Engenharia, Fiscalização, Segurança e Educação do Trânsito e Transporte de Manacapuru (Imtrans). Os candidatos disputavam 20 cargos de agente de trânsito e 4 cargos de serviços gerais. Dentre as irregularidades, destaca-se a aprovação de candidatos com pontuação de títulos em desconformidade com o Edital.

A investigação do PSS para cargos na Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi feita pela 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru, a partir de reclamações de violação da ordem de classificação, com a não observância dos critérios de desempate, erros no somatório dos pontos, e violação na ordem de chamada com candidatos.

Na 2ª PJ de Manacapuru, a investigação teve como objeto o PSS para cargos na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), Secretaria Municipal de Governo (Segov) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semops), para cargos diversos. Neste PSS, as principais irregularidades são o critério de desempate adotado pela Comissão Permanente, a avaliação dos documentos apresentados e a convocação indevida de candidatos, em detrimento do direito de outros.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Estado do Amazonas

Artigo anteriorDono de um curriculum pra lá de comprometedor, Silas Câmara agora quer o Senado
Próximo artigoMunicípio de Maués é condenado a indenizar servidores demitidos durante período eleitoral