Ministra Rosa Weber determina imediato cumprimento da cassação de José Melo

O desembargador Yedo Simões, Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) agora irá afastar o governador José Melo(Pros) e o vice Henrique Oliveira (SD), cassados na semana passada pelo Pleno do TSE. Ele cumprirá a decisão da ministra Rosa Weber, que acatou nesta segunda-feira (8) ao pedido do senador Eduardo Braga (PMDB) para execução imediata do julgado, independente da publicação do acórdão com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Em sua decisão a ministra determina que seja renovada a comunicação ao TRE-Am, comunicação essa que de acordo com o presidente Yedo Simões, ainda não teria ocorrido oficialmente, mas a defesa de Braga alega que sim.

Enquanto Yêdo Simões buscava na manhã de hoje entrar em contato com o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, informando da necessidade de cumprimento imediato da decisão os advogados de Braga, entraram no Tribunal Superior Eleitoral com o pedido de execução do julgado que deferido por Rosa Weber, ministra que presidiu o julgamento da durante sessão na última quinta-feira (5) quando Melo e Henrique tiveram a cassação mantida.

Yedo, queria uma manifestação formal de Gilmar Mendes, por escrito, mas diante da decisão da ministra Rosa Weber, não terá mais motivos para afastar José Melo e dar posse ao deputado estadual David Almeida, presidente da Assembleia Legislativa do Estado como governador interino até a realização da eleição em agosto.

“A Justiça funciona formalmente, tem um processo pra ser executado”, afirmou, na última sexta-feira, o desembargador Yêdo Simões. Na ocasião, ele ainda sustentava que o órgão aguardaria o acórdão para o cumprimento da decisão.

Artigo anteriorJanot quer impedimento de Gilmar Mendes e volta de Eike à prisão
Próximo artigoPesquisa DMP/REDE Tiradentes diz que Amazonino Mendes vence Eduardo Braga no segundo turno