Ministro da Educação nomeia coronel da FAB para diretoria responsável pelo Enem

O governo deJair Bolsonaro nomeou, nesta sexta-feira (5), um coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) para chefiar a diretoria do Inep que cuida do Enem. Alexandre Gomes da Silva foi nomeado como diretor de Avaliação da Educação Básica.

A indicação para essa diretoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação, foi um dos motivos da demissão de Alexandre Lopes, ex-presidente do instituto, demitido na semana passada.

Milton Ribeiro, ministro da Educação, queria indicar o substituto para Carlos Roberto Pinto de Souza, que morreu em janeiro.

O cargo era tradicionalmente ocupado por especialistas em avaliação da educação, o que mudou no governo Bolsonaro. Alexandre Lopes tinha resistência em aceitar um nome nada técnico para a área, o que irritou Milton Ribeiro, segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Com a saída do presidente do INEP, o ministro nomeou Alexandre Gomes da Silva, que atuava como coordenador de assuntos legislativos no MEC.

Artigo anteriorDavid Almeida e Marcos Rotta têm reunião na Suframa para destravar obras no Distrito Industrial
Próximo artigoEscalada de infecções e mortes pelo coronavírus no Brasil representa risco para a América Latina e o mundo, diz OMS