O ministro da indústria e comércio do Paraguai, Gustavo Leite, e o governador do Alto Paraná, Lucho Zacarias, receberam comitiva amazonense em reunião envolvendo os representantes da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da Zona Franca Global e prometeram apoio para a concretização de negócios mutuamente vantajosos. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (22), na sede do palácio do governo do Alto Paraná, e fez parte da agenda da missão técnica idealizada para dar continuidade ao memorando de entendimento assinado em março (em Manaus) entre as duas zonas francas.
O titular do ministério da Indústria e Comércio ressaltou que o governo paraguaio dará todo o apoio para que um acordo entre as zonas francas se torne realidade, visando a uma complementação econômica. “Sabemos que se não houver, de fato, condições viáveis o empresário não investe e esses acordos não avançam. E para que isso ocorra é necessário que o governo libere o peso do Estado para o empresário investir. Creio que algo está se cozinhando entre as zonas francas dos dois países e acredito que o resultado será ótimo”, frisou Gustavo Leite.
O governador do Alto Paraná destacou que é uma política de governo facilitar os investimentos. “Estendemos tapete vermelho para quem quer investir e promover o bem-estar. É muito interessante essa possibilidade da Zona Franca de Manaus, que já está consagrada e possui um enorme sucesso internacional, firmar um acordo com a zona franca daqui (de Ciudad Del Este)”, afirmou Zacarias, ressaltando que tal projeto terá seu empenho.
Na pauta do encontro foi discutida a criação em Ciudad Del Este de um centro logístico e de armazenamento de produtos oriundos da ZFM. “A missão foi uma prospecção importante para futura distribuição de produtos da ZFM para os mercados do Paraguai e países vizinhos, que poderão ser abastecidos por meio de um entreposto na ZFG”, salientou o secretário executivo do desenvolvimento do Estado do Amazonas, Nivaldo Mendonça.
Uma das possibilidades comerciais mencionadas no encontro foi ressaltada pelo representante do segmento de Duas Rodas, Masanori Murakami: a introdução no mercado paraguaio de motocicletas menos poluentes (tecnologia bicombustível – flex), de maior eficiência e baixo consumo, e com incorporação de inovações de segurança. O ministro paraguaio destacou ainda a importância da renovação da frota por modelos com essas características.