Ministro do Paraguai garante apoio para negócios entre zonas francas

O ministro da indústria e comércio do Paraguai, Gustavo Leite, e o governador do Alto Paraná, Lucho Zacarias, receberam comitiva amazonense em reunião envolvendo os representantes da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da Zona Franca Global e prometeram apoio para a concretização de negócios mutuamente vantajosos. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (22), na sede do palácio do governo do Alto Paraná, e fez parte da agenda da missão técnica idealizada para dar continuidade ao memorando de entendimento assinado em março (em Manaus) entre as duas zonas francas.

O titular do ministério da Indústria e Comércio ressaltou que o governo paraguaio dará todo o apoio para que um acordo entre as zonas francas se torne realidade, visando a uma complementação econômica.  “Sabemos que se não houver, de fato, condições viáveis o empresário não investe e esses acordos não avançam. E para que isso ocorra é necessário que o governo libere o peso do Estado para o empresário investir. Creio que algo está se cozinhando entre as zonas francas dos dois países e acredito que o resultado será ótimo”, frisou Gustavo Leite.

O governador do Alto Paraná destacou que é uma política de governo facilitar os investimentos. “Estendemos tapete vermelho para quem quer investir e promover o bem-estar. É muito interessante essa possibilidade da Zona Franca de Manaus, que já está consagrada e possui um enorme sucesso internacional, firmar um acordo com a zona franca daqui (de Ciudad Del Este)”, afirmou Zacarias, ressaltando que tal projeto terá seu empenho.

Na pauta do encontro foi discutida a criação em Ciudad Del Este de um centro logístico e de armazenamento de produtos oriundos da ZFM. “A missão foi uma prospecção importante para futura distribuição de produtos da ZFM para os mercados do Paraguai e países vizinhos, que poderão ser abastecidos por meio de um entreposto na ZFG”, salientou o secretário executivo do desenvolvimento do Estado do Amazonas, Nivaldo Mendonça.

Uma das possibilidades comerciais mencionadas no encontro foi ressaltada pelo representante do segmento de Duas Rodas, Masanori Murakami: a introdução no mercado paraguaio de motocicletas menos poluentes (tecnologia bicombustível – flex), de maior eficiência e baixo consumo, e com incorporação de inovações de segurança.  O ministro paraguaio destacou  ainda a importância da renovação da frota por modelos com essas características.

 

 

Artigo anteriorUnidades de saúde reforçam ações de prevenção no Outubro Rosa
Próximo artigoPizzolato chega ao Brasil para cumprir pena pelo mensalão