O ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde morreu na madrugada de hoje (21), aos 80 anos, no Hospital Samaritano de Botafogo. O hospital não informou o motivo da morte. A prefeitura do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias na cidade.
Por meio de nota, o prefeito Eduardo Paes disse que o Rio perdeu um grande realizador. “Suas mãos ajudaram a projetar importantes transformações como o Rio-Cidade, o Favela-Bairro e a construção da Linha Amarela. Conde foi um inspirador para fazermos a grande transformação pela qual o Rio de Janeiro passa. Com seu olhar urbanístico, foi um dos primeiros gestores a pensar na revitalização da Região Portuária e na demolição do elevado da perimetral”, diz a nota.
Arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Conde foi secretário municipal de Urbanismo entre 1993 e 1996. Governou a cidade do Rio de Janeiro entre 1997 e 2000. Concorreu à reeleição em 2000, mas foi derrotado por seu ex-aliado político César Maia.
Por nota, o ex-prefeito César Maia também destacou a importância de Conde para a cidade. “O Rio deve muito ao urbanista, professor e prefeito Luiz Paulo Conde. Especialmente a maior reforma urbana complexa que iniciou e comandou, no asfalto -Rio-Cidade- e nas comunidades -Favela-Bairro. Um reconhecimento que todos nós cariocas e o urbanismo devemos a ele”.