Morre Moacir Andrade, ex-aluno e ex-professor do IFAM

É com imenso pesar que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) informa o falecimento do artista plástico Moacir Andrade, nesta quarta-feira, 27 de julho, aos 89 anos.

Moacir tem sua trajetória pautada na evolução da Instituição. Em 1935, o artista ingressou aos oito anos de idade na Escola de Aprendizes e Artífices. Na década de 70, tornou-se professor de desenho na Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM) onde atuou por mais de 20 anos à vida acadêmica.

Após se aposentar, Moacir de Andrade sempre esteve presente nas atividades desenvolvidas pelo IFAM, principalmente, no Campus Manaus Centro (CMC), onde carinhosamente chamava de “querida escola”. Para o campus, o artista plástico doou diversas obras, sendo homenageado em vida com o Museu Moacir Andrade.

Suas obras retratando a vida do ribeirinho e a Amazônia são reconhecidas internacionalmente. Foram mais de 10 mil telas pintadas e dezenas de livros escritos, dentre eles “Manaus, Ruas, Fachadas e Varandas”, obra que resgata o patrimônio histórico da cidade.

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou a importância de Moacir Andrade nas artes e, principalmente, no exemplo para os alunos do IFAM.

“Moacir teve uma carreira brilhante e uma trajetória reconhecida mundialmente. Mesmo aposentado nos anos 90, ele nunca se afastou por completo da Instituição. Sempre estava presente nas atividades comemorativas e era exemplo para nossos servidores e alunos. Ele nos fará muita falta, mas nos deixa um legado bonito e de muito de sucesso”, disse Castelo Branco.

O corpo será velado hoje, 27, a partir das 20h, no salão da Academia Amazonense de Letras, localizada na Rua Ramos Ferreira, 1103, Centro. A família ainda não informou o horário do enterro.

Artigo anterior“Japa” e “Geléia” são presos depois de vários arrastões praticados em Manaus
Próximo artigoItinerário linhas de ônibus serão alteradas nos jogos olímpicos na Arena da Amazônia