Mortes de homossexuais em Manaus estão sob investigação

Nos últimos dois anos, 52 homossexuais foram assassinados em Manaus, no Amazonas. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, em 2015, houve o registro de 23 mortes, em 2016 aumentou para 26 e, neste ano, já são três óbitos.

Mas a pasta garante que apenas um caso está comprovadamente relacionado a homofobia e oito ainda estão sob investigação.

Um relatório divulgado recentemente pelo GGB, Grupo Gay da Bahia, colocou o Amazonas em quarto lugar no país, no ano passado, em homicídios contra gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. O secretário Sérgio Fontes contesta essa posição e diz que o levantamento não considera a motivação dos crimes.

Sonora: “É uma incorreção certamente sem má-fé. Estão numericamente corretos, mas na sua substância estão incorretos porque o que conta nisso é a motivação. Isso é fundamental pra qualquer crime de ódio. Eu tenho que provar que há uma motivação homofóbica, que a morte foi por causa da opção sexual”.

Segundo o secretário, a maioria dos casos de homicídios contra homossexuais no Amazonas está associada a roubos, furtos, crimes passionais, entre outros.

Bruna La Close, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT Manaus, informou que os dados divulgados tanto pelo Grupo Gay da Bahia como pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas vão ser analisados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Homofobia.

Sonora: “O que tenho a falar sobre isso é que juntamente com os Movimentos Sociais LGBT levamos essa situação para o Comitê Estadual de Enfrentamento a Homofobia do Amazonas.”

Após essa análise, o Comitê se manifestará oficialmente. Como faço parte deste Comitê, vou me reservar o direito de aguardar pela fala oficial do colegiado.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou ainda que estuda a implantação de uma delegacia especializada em crimes contra minorias, que vai tratar, por exemplo, de casos de homofobia, preconceito racial e religioso.

Artigo anteriorTemer retira servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência
Próximo artigoIceberg gigante está perto de soltar-se na Antártida