MPF envia para autoridades norte-amaricanas nome de madeireiras que exportaram madeira ilegalmente para os EUA

 Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal e a Receita Federal iniciaram articulação com o governo norte-americano para adoção de medidas em relação a empresas que exportaram madeira ilegalmente aos Estados Unidos.

A atividade ilegal foi identificada na Operação Handroanthus-GLO, um desdobramento da Operação Arquimedes.

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do MPF atuou no encaminhamento das informações espontâneas aos EUA, no auxílio com as missões e no acompanhamento do caso em relação à Operação Arquimedes.

Entre as medidas deliberadas está o envio, para as autoridades norte-americanas, da identificação das empresas brasileiras que negociavam a madeira ilegalmente para exportação. A partir daí, será providenciado o reconhecimento e a devolução ao Brasil das cargas comercializadas pelas empresas. Foram coletadas, nos portos americanos, amostras de ipê, jatobá e outros exportados do Brasil para serem comparadas com o banco de amostras da área declarada como origem da exploração florestal, utilizando a técnica de isótopos estáveis e outros recursos tecnológicos desenvolvidos no Brasil.

Leia matéria completa aqui

Artigo anteriorComissão de Saúde vai cobrar ações de combate ao coronavírus e plano de vacinação
Próximo artigoPesquisadores da Fiocruz confirmaram que nova variante do coronavírus encontrada em pacientes japonsese tem origem no Amazonas