Município e Estado abrem 170 mil vagas para alunos novatos‏

A rede pública de ensino terá em 2016 o total de 170 mil novas vagas para alunos novatos. Destas, aproximadamente 104 mil são em Manaus, sendo 42 mil na rede municipal e 62 mil na rede estadual. Nesta quinta-feira, 10, foram apresentados os procedimentos para a matrícula no próximo ano letivo.

No total, a rede pública de ensino conta este ano com 238.767 vagas (para alunos antigos e novatos), o que significa um aumento de 4,4% em relação às vagas disponibilizadas no último ano.

Em coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 10, na sede do Governo do Estado, na Compensa, zona Oeste, os secretários Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, e do Estado, Rossieli Soares, destacaram a necessidade de os estudantes, pais e responsáveis ficarem atentos aos prazos e conscientes de que não há necessidade de filas.

Das cerca de 42 mil vagas disponíveis na rede municipal de ensino, 26 mil serão para a Educação Infantil e quase 18 mil para o Ensino Fundamental. A partir do dia 17 de janeiro, os responsáveis pelos estudantes podem solicitar vaga pelo site www.matriculas.am.gov.br.

Após preenchidas as informações online, no dia seguinte, os pais poderão ir a qualquer uma das 719 escolas públicas de Manaus (225 estaduais e 494 do municipais) que  irão funcionar como posto de atendimento para receber documentos e confirmar as matrículas.

As matrículas também podem ser realizadas nos postos de atendimento a partir do dia 18 de janeiro. O procedimento pode ser feito em qualquer unidade de ensino e não obrigatoriamente no colégio onde a criança irá estudar.

Kátia lembrou que não é necessário que os pais façam filas na porta da escola, uma vez que o procedimento pode ser feito pela internet para otimizar o processo.

“Estamos orientando as pessoas a fazerem o procedimento via web. Mesmo as pessoas que não têm tablet ou computador, podem buscar uma lan house. Não precisa de fila”, destacou a secretária ao explicar que a inscrição pode ser feita em qualquer escola da rede municipal ou estadual, e não necessariamente na escola em que buscam a vaga.

O secretário da Seduc, Rossieli Soares, lembrou que não é possível atender a demanda específica de todos os pais, mas que sempre será levado em conta a localização da residência da criança para a escolha da unidade ensino onde ela será matriculada.

“Talvez não tenhamos a capacidade de atender especificamente onde ele (responsável) quer. Alguns pais insistem em querer vaga em uma determinada escola, mas quando a escola lota, não tem como forçar. No entanto, há vaga em outra escola próxima”, observou.

Rematrícula

Alunos que estudaram na rede municipal de educação em 2015 e continuarão no próximo ano têm suas vagas garantidas. O período para confirmar a rematrícula começou no último dia 9 de dezembro e se estenderá até o próximo dia 29 de dezembro.

Já o reordenamento dos estudantes – quando o aluno passou para uma série onde o colégio que estudou em 2015 não atende – começará a partir de 4 de janeiro, seguindo até o dia 6 do mesmo mês.

No caso dos alunos que desejam sair da rede municipal, a transferência pode ser solicitada via internet e presencialmente a partir do dia 11 de janeiro.

Atendimento presencial

O atendimento presencial será realizado no período de 18 a 22 de janeiro em qualquer um dos locais disponibilizados como posto de atendimento, não necessitando ser na escola desejada.

Inicialmente, será realizado o atendimento às pessoas que requisitarem vagas para o Ensino Infantil (18 a 22 de janeiro); seguidas de vagas para de 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (19 a 22 de janeiro) e 6º ao 9ª e EJA 2 (20 a 22 de janeiro).

As aulas do ano letivo de 2016 na rede pública de ensino terão início no dia 11 de fevereiro.

Artigo anteriorIFAM divulga lista com reclassificação ao Processo Seletivo 2016 com notas do ENEM
Próximo artigoHomem é morto a socos em discussão por causa de um cigarro