Até abril deste ano, todas as 91 usinas termelétricas do sistema isolado nos 57 municípios do Amazonas, segundo declarou na manhã desta quinta-feira, 25, o presidente da Eletrobras Distribuição Amazonas, Antônio Carlos Faria de Paiva, estarão com novos geradores de energia instalados e em operação.
De acordo com Antônio Paiva, as empresa com as quais assinou os contrato, têm até 60 dias para instalar os novos geradores nas usinas termelétricas do interior. Ele disse, por exemplo, que essa geração vai permitir que a população do Amazonas receba uma energia mais segura e contínua.
Antônio Paiva destacou a importância do apoio do Ministério de Minas e Energia em todo o processo para a contratação dos 124,8 MW de geração de energia para o Amazonas.
“Levamos 8 meses fazendo um minucioso levantamento para identificar as demandas por energia elétrica em cada município. Levamos esse estudo ao ministro Eduardo Braga, que entendeu a necessidade da contratação emergencial até que entrem em atividade os Produtores Independentes de Energia, o que deve acontecer até o segundo semestre de 2017”, informou.
O contrato com as empresas geradoras de energia prevê a instalação de 159 novos grupos geradores nas usinas termelétricas dos 57 municípios amazonenses que estão no sistema isolado. Os investimentos são da ordem de R$ 100 milhões por ano.