Myanmar repatria 159 migrantes do Bangladesh resgatados há meses na sua costa

Myanmar repatriou 159 cidadãos de Bangladesh resgatados de barcos à deriva ao longo de sua costa no mês de maio, informaram hoje (11) as autoridades, de acordo com a agência France Presse. Este é o mais recente grupo a ser repatriado depois da crise de migrantes no sudeste asiático.

Mais de 800 homens, mulheres e crianças foram resgatados dos barcos abandonados pelos contrabandistas na Baía de Bengala nos últimos meses, depois de a Tailândia ter aumentado o controle sobre as redes de tráfico humano e ter deixao imigrantes ao abandono em terra e no mar.

Isso conduziu a um longo processo de diálogo entre Myanmar e Bangladesh para determinar a nacionalidade dos migrantes, já que nenhum dos países queria aceitá-los inicialmente.

Na segunda-feira (10), as autoridades birmanesas (Myanmar também é conhecida como Birmânia) entregaram 159 pessoas a Bangladesh, segundo a imprensa estatal de Myanmar, que mostrava uma fila, formada sobretudo por jovens, atravessando uma ponte escoltados por soldados armados.

Artigo anteriorDilma formaliza recondução de Janot ao cargo de procurador-geral
Próximo artigoSafra de grãos chega a 208,8 milhões de toneladas este ano