A parceria entre a Polícia Militar do Amazonas, por intermédio do Comando de Policiamento Ambiental com o Comando da Flotilha do Amazonas, por intermédio do Navio Patrulha Naval (NPaFlu) Amapá, na operação “COARI III”, apreendeu embarcações com infrações das leis marítimas, armamento e um animal silvestre.
De acordo com o comandante do Navio Patrulha, capitão de corveta Pedrosa a missão compreende fiscalizar a calha do Rio Solimões até o município de Coari. Foram apreendidas até o momento três embarcações por não possuírem tripulação para conduzi-las, assim como, não serem inscritas junto a Capitania dos Portos, juntamente com infrações das leis marítimas de ausência de extintores e luzes de navegação, que conforme ele constitui um flagrante perigo de navegação.
Conforme ele a ação está sendo realizada desde 01 e vai até 11 de junho, executada por policiais militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Companhia de Cães da PMAM, duas equipes de cães farejadores do Batalhão de Fuzileiros Navais, tendo como objetivo estreitar laços, assim como, efetuar troca de conhecimentos operativos entre as instituições no âmbito do 9° Distrito Naval.
“Fruto dessa parceria foram apreendidos armamentos longos com munição, um macaco da espécie “barrigudo”, assim como uma embarcação que realizava transporte e venda de combustível ilegal. Todos os responsáveis por esses crimes foram encaminhados aos órgãos competentes e o animal encaminhado a uma instituição capaz de realizar sua reabilitação”, disse o comandante.
O Batalhão Ambiental mantém a parceria desde a primeira edição da operação “Coari” com Comando da Flotilha do Amazonas. Na edição anterior da operação a parceria rendeu a apreendeu cerca de 2 Toneladas de animais silvestres.