Neymar é investigado e caso vira tema de debate na rede

A Polícia Civil do Rio vai investigar o atacante Neymar Junior por ter divulgado fotos íntimas da mulher que o denunciou por estupro. As fotografias, nas quais a jovem aparece nua, foram expostas pelo jogador em um vídeo postado por ele, na noite deste sábado (1), em seu Instagram. O atacante da Seleção Brasileira divulgou a gravação para se defender da acusação de estupro.

.

No vídeo gravado por Neymar, o jogador também divulga trechos de conversas que teria tido com a mulher que o acusa do crime. O atleta e a jovem que o acusa serão intimados a prestar depoimento. Além disso, os celulares de ambos passarão por perícia.

Entenda o caso

Uma mulher de nome ainda desconhecido registrou um boletim de ocorrência acusando o atacante Neymar de estupro. Segundo o documento registrado nesta sexta-feira (31) na 6ª delegacia de defesa da mulher, em Santo Amaro, na capital paulista, o fato teria ocorrido dia 15 de maio, em Paris.

Para se defender da acusação, Neymar fez um vídeo, onde alegou que o encontro foi consensual e mostrou as fotos e diálogos com a moça, além, de dizer que tem também vídeos íntimos com a moça que o acusa.

A família da jovem que acusou o atacante Neymar de tê-la estuprado em Paris afirma estar surpresa com o episódio. A mãe dela declarou “Não acho que ela faria isso. Não acho que ela inventaria uma coisa dessa. Sangue de Jesus. Eu tô surpresa agora com essa história. Meu Deus”.

Segundo a família, a jovem de 26 anos saiu de casa há cerca de quatro anos e não os visita com frequência. A última vez em que esteve ali, dias atrás, chegou abalada. Disse que tinha ido a Paris e que a viagem havia sido “turbulenta”.

Veja também:  Educação coloca mais gente nas ruas do que ato de Bolsonaro

É crime previsto no artigo 218-C do Código Penal “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio — inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática —, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”. A pena prevista para o crime é de um a cinco anos de prisão.

O caso teve grande repercussão nas redes. Veja abaixo algumas das reações:

Debora Diniz

@Debora_D_Diniz

Nada pior para um homem adulto acusado de violência sexual que o pai ou famosos saírem em defesa moral.
Neymar deve responder à polícia e ser julgado pela justiça. Como um homem poderoso deve a dignidade do exemplo, como um homem comum cabe a mesma justiça que para todos.

328 pessoas estão falando sobre isso

Stephanie Ribeiro@RibSte

Um cara com mais de 100 milhões de seguidores expôs fotos íntimas de uma garota… E agora toda uma discussão sobre não expor fotos íntimas, vai por água abaixo. Pois homens vão achar que para “se defender”, tudo vale!

40 pessoas estão falando sobre isso

Patrícia Lélis

@lelispatricia

Enquanto as pessoas no Brasil estão culpando a mulher que acusou o Neymar de estupro e a desrespeitando, outras culturas como por exemplo aqui no EUA a pergunta que fazem é como ele ainda teve a ousadia de expor fotos íntimas da VÍTIMA.

O Brasil cultiva a cultura do estupro.

3.377 pessoas estão falando sobre isso

Roberta@anarcobs

e pensar que deve doer mais no ego do Neymar que a internet ridicularize o jeito que ele flerta do que achar que ele cometeu um abuso sexual

122 pessoas estão falando sobre isso

Milly Lacombe

@millylacombe

Não li nada sobre a acusação de estupro que envolve Neymar, não vi a defesa dele e nem pretendo me aprofundar. Mas me parece oportuno lembrar que não existem os termos “sexo consentido” ou “sexo não consentido”. Existem apenas “sexo” e “estupro”

46 pessoas estão falando sobre isso

Debora Diniz

@Debora_D_Diniz

Nada pior para um homem adulto acusado de violência sexual que o pai ou famosos saírem em defesa moral.
Neymar deve responder à polícia e ser julgado pela justiça. Como um homem poderoso deve a dignidade do exemplo, como um homem comum cabe a mesma justiça que para todos.

Debora Diniz

@Debora_D_Diniz

Os prints de Neymar ostentam o voyeurismo do sexo. A tática foi a de expor para intimidar; expor para desqualificar a vítima. As mensagens não respondem à acusação do estupro, mas desviam a curiosidade pública: o corpo erotizado passa a ser o trunfo do macho inocente

327 pessoas estão falando sobre isso

Biazita gomes@biazitagomes

Neymar é só mais um homem rico cheio de proteções, que todo dia se envolve em algum tipo de crime mas tem a complacência de uma sociedade que trata um homem rico de 30 anos como uma vítima da sociedade.
Quando as verdadeiras vítimas são pobres e executadas pela sociedade.

209 pessoas estão falando sobre isso

Pablo Villaça

@pablovillaca

Vários perfis com final de números (tipo MarcioSa3726826) enviando mensagens defendendo Neymar. Seria possível alguém estar usando BOTS nesse caso? Se sim, quem?

82 pessoas estão falando sobre isso

Maurício Bunazar@ProfBunazar

Dizer que o Neymar está “expondo” a moça é demais. Desculpem. É demais.

181 pessoas estão falando sobre isso

Carolina Malta

@CarolinaMalta

Se Neymar editasse qualquer trecho da conversam, iam acusá-lo de manipulação. É uma escolha: o crime do art. 218-C do Codigo Penal (parte final), pena mínima de 1 ano, possibilidade de sursis processual e salvando a reputação, patrocínios etc, ou o crime de estupro (art. 213 CP)

Jornal O Globo

@JornalOGlobo

Neymar será investigado por divulgar fotos íntimas de mulher que o acusa de estupro. https://glo.bo/2wAmnCM 

846 pessoas estão falando sobre isso

detremura

@detremura

se ela de fato estiver mentindo (se os prints forem verdadeiros é o que parece) ela causa um grande desserviço a todas as mulheres, pois abala a credibilidade de todas nós quando algo parecido acontece de fato.

Ale Santos

@Savagefiction

Acho que os prints, por si, não excluem o estupro. Claro que existem mulheres querendo até engravidar do Neymar, sair com ele, mas tudo tem que ser consensual. Qual a intenção dele, se realmente pagou pra levar ela pra outro país? Ele aceitaria um não depois disso tudo?

24 pessoas estão falando sobre isso

Sergio Luiz@SerluizLuiz

Olha, com todo respeito que lhe tenho, não dá para julgar a mulher, nem inocentar previamente Neymar.

Se ela fosse uma “bandida” e tão má intencionada Neymar estaria com um problema gigante nas mãos.

Não me parece tão simples. Seu post não foi legal. Desculpe. ?

Veja outros Tweets de Sergio Luiz

Yana Mendes@YanaMendes

Ter concordado com o flerte não quer dizer que não houve estupro. Só as investigações vão esclarecer os fatos. A única coisa que os prints provam é que Neymar é tosco na paquera. ?

Veja outros Tweets de Yana Mendes

Fabiana Nogueira@fabiana_eventos

Essa moça que acusou o Neymar de estupro prestou um grande desserviço a todas as mulheres, porque acaba com a nossa credibilidade quando é real. Não podemos julgar, mas pelos prints tá na cara que o Neymar não estuprou ninguém, até porque ele parece meio bobão até pra flertar

 

Artigo anteriorMilhares dançam e cantam na chuva por Lula Livre em São Paulo
Próximo artigoMC Reaça, que apoiou Bolsonaro, espancou namorada grávida e depois se matou