O brasileiro Neymar não ficou entre os finalista ao prêmio Bola de Ouro da FIFA, mas foi lembrado na votação. O atacante do Barcelona foi escolhido o melhor jogador de 2014 por seis eleitores, com 2,21% do total de votos, e ficou na sétima colocação.
Votaram em Neymar os técnicos os técnicos Bin Haji Ali Dayem (Brunei), Jean Nesley (Bahamas) e Aliva Uinifareti (Samoa). O capitão da seleção de Samoa, Luvu Rafe Talalelei, e jornalista escolhido de Madagascar, Rabary Clément, também elegeram o brasileiro como o melhor do mundo de 2014.
Além disso, Neymar também ficou na seleção reserva, eleita pelos sindicatos vinculados ao FIFPro (o sindicato mundial de jogadores), existente em 70 países diferentes.
Mesmo com chances de estar na seleção ideal, Neymar não esteve na Festa de Gala da Fifa realizada em Zurique, na Suíça. Enquanto a entidade realizava o evento, o brasileiro participava do lançamento de um torneio na Turquia.
Neymar marcou presença nas últimas quatro edições da Bola de Ouro, por ter concorrido ao Prêmio Puskás, entregue ao autor do gol mais bonito da temporada. Em 2011, ele ficou com a primeira colocação por um gol marcado contra o Flamengo, quando ainda jogava pelos Santos. FIFA