No Dia da Infância, deputado João Luiz destaca trabalhos desenvolvidos na Aleam em prol das crianças

Foto: Mauro Smith

No Dia da Infância, celebrado no sábado (24/8), o presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos), pontua que tem desenvolvido políticas públicas para proteger as crianças na capital e interior com emendas parlamentares, Requerimentos, Leis e Indicativos ao Estado.

“Temos trabalhado na Assembleia Legislativa para defender as crianças, que são o futuro da nossa sociedade. Queremos fortalecer cada vez mais a Rede de Proteção das Crianças e Adolescentes e destacamos que a campanha ‘Ei, Te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças, não é cultura, é crime!’, já alcançou mais de 23 mil pessoas no Amazonas”, disse o deputado João Luiz.

O parlamentar também é autor das Leis nº 6.454/2023, que dispõe sobre a implantação do aplicativo Infância Protegida e nº 6.684/2024, que institui o Dia Estadual do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação no Estado do Amazonas.

Indicou ao Governo do Amazonas, por meio do Requerimento nº 3933/2023, o Anteprojeto de Lei, que institui o Programa de Prevenção e Combate à Exploração Sexual e ao Tráfico de Mulheres e Crianças no Estado do Amazonas e estabelece medidas correlatas.

É autor do Requerimento nº 5.478/2023, que foi enviado ao governador Wilson Lima, indicando o Anteprojeto de Lei, que institui o programa Lente Azul, assegurando o procedimento e fornecimento de óculos de forma gratuita para toda criança portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

João Luiz também é autor dos Projetos de Lei (PL) n° 503/2024, que dispõe sobre o direito da criança e do adolescente de visitação à mãe ou ao pai internados em instituição de saúde no âmbito do Amazonas e n° 452/2024, que altera, na forma que especifica, a Lei n.º 3.758, de 30 de maio de 2012 , que dispõe sobre a Política de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado do Amazonas.

É autor dos PLs n° 422/2024, que dispõe sobre a obrigatoriedade aos síndicos e administradores de condomínios residenciais e comerciais, incluindo shoppings centers, de comunicar a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente sobre a ocorrência ou indícios de violência sexual, violência física, violência psicológica, negligência, abandono praticados contra crianças e adolescentes no Estado e n° 400/2024, que dispõe sobre a Semana Estadual de Prevenção ao Abandono Digital praticado contra crianças e adolescentes.

Emenda parlamentar

O republicano destinou emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), para aquisição de equipamentos e materiais permanentes para os policiais civis.

Artigo anteriorItuano derrota Goiás para ganhar força na luta para fugir do Z4
Próximo artigoBrasil só tem dados sobre condições de metade do estoque pesqueiro