No início de 2016, Manacapuru será contemplada com a primeira UBS Padrão III

Um dos mais graves entre tantos problemas herdados pelo prefeito de Manacapuru, Jaziel Nunes de Alencar Tororó (PMDB), foi sem dúvida a saúde do município. Como ele mesmo disse, o caos encontrado começava no hospital, onde falta tudo – pessoal, equipamento, remédio, além de possuir uma estrutura ultrapassada e deteriorada.

Para o prefeito, que logo encarou os entraves do setor como o grande desafio de sua administração, o único remédio para a enfermidade do setor era mudar o quadro reinante no município com a construção de novas e modernas unidades de saúde.

Exemplo disso é a construção da primeira UBS, padrão, 3, iniciada no primeiro semestre deste ano e com previsão de ser inaugurada já em Janeiro de 2016.

Localizada Rua Gilberto Mestrinho, no bairro da Liberdade, a nova UBS será a mais completa e bem aparelhada de Manacapuru em 750 metros quadrados de área construída.

Na ampla sala de recepção, por exemplo, além de dois banheiros, a nova unidade será dotada, inclusive, de um “play ground”.

Na parte interna estão distribuídos duas salas para atendimento odontológico, duas salas de nebulização, nada menos que 10 consultórios médicos, dos quais dois com banheiros, uma sala de curativos, uma sala de vacinação, duas salas de observação e uma farmácia.

Entre os ambientes de apoio e serviço estão administração e gerência, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, copa, banheiros para funcionários e três abrigos distintos para resíduos contaminados, recicláveis e comuns.

A nova UBS, segundo o prefeito, apesar do significativo incremento na oferta do serviço ambulatorial e de urgência da rede de saúde local, não será a solução para os graves problemas de saúde enfrentados pelo município. Mesmo assim, ele disse que as grandes demandas transferidas para Manaus ficarão no próprio município e todas elas terão resolutividade.

“Não se pode brincar com a saúde de ninguém. O contribuinte precisa ser atendido com qualidade e respeito. Essa velha e ultrapassada cultura de deixar que o contribuinte mofe nas filas sem nunca ser atendido precisa acabar”, argumenta Tororó.

Independentemente da UBS do bairro da Liberdade, outras seis unidades deverão ser entregues ainda no primeiro semestre do próximo ano em Manacapuru e na zona rural do município. Além das UBSs estão previstos, também, a entrega de ao menos quatro creches para a população.

ubs0 ubs2 ubs3

Artigo anteriorIncêndio em campo de migrantes na Argélia mata 18 pessoas e fere 43
Próximo artigoLava Jato: Delcídio do Amaral é preso e levado à Superintendência da PF