No Roda Viva, Gilmar Mendes diz que Lula não tem o direito de recusar o regime semiaberto

247 – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, sinalizou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem o direito de recusar a progressão de seu regime de prisão. “Ele não tem esse direito. Acredito que aqui há um pouco o recurso de uma retórica”, afirmou, durante entrevista ao programa Roda Viva.

Gilmar também aproveitou para criticar os procuradores da Lava Jato. “O que me chamou a atenção foram os procuradores oferecerem o regime semiaberto ao Lula.  Nunca foram legalistas, nunca foram garantistas.  Mas agora se convenceram. Se convenceram porque era conveniente. Aliviaram a pressão que existe sobre o tempo, fazendo leitura de estrelas”, assinalou.

Ele também deixou claro que permitir a prisão em segunda instância foi um erro. “Fizemos  um experimento institucional e se viu que deu errado”, disse ele. “Curitiba e TRF-4 editaram uma súmula dizendo: com decisão de segundo grau prende-se. Foi isso que nós decidimos?”, questionou.

Artigo anteriorGlenn Greenwald do The Intercept diz que tem muito mais Vaza Jato, incluindo o papel de parceria da mídia com Moro e procuradores
Próximo artigoBolsonaro vira as costas para a imprensa ao ser indagado sobre tortura no Pará