A eleição mais acirrada (e imprevisível) da história do Brasil terminou há mais de um mês. Mas pelo menos nove municípios brasileiros se preparam para retornar às urnas para decidir quem serão seus novos prefeitos.
Neste domingo, nove cidades terão novamente eleições municipais. Na maioria dos casos, os mandatos dos prefeitos eleitos em 2012 foram cassados
Veja nas fotos quais as cidades que terão eleições neste domingo
Neste domingo, nove cidades terão eleições municipais. Na maioria dos casos, os mandatos dos prefeitos eleitos em 2012 foram cassados
AMERICANA (SP)
Por que terá nova eleição: o então prefeito Diego de Nadai (PSDB) e o vice Seme Calil Canfour (PSB) foram cassados por abuso de poder econômico. Segundo o TRE-SP, a chapa apresentou divergências na declaração de valores gastos durante a campanha eleitoral. Ambos foram eleitos com 57,32% do total de votos válidos.
Quem pleiteia o cargo: Omar Najar (PMDB) e Roger Willians (PSDB); Paulo Chocolate (PSC) e Leonora do Postinho (PPS); Welington Rezende (PRB) e Valdir Ribeiro (PTN)
BENTO DE ABREU (SP)
Por que terá nova eleição: Nas eleições de 2012, a candidata Terezinha do Carmo Salesse (PTB) teve sua candidatura impugnada com base na Lei Ficha Limpa. Ela, então, renunciou à disputa e foi substituída por José Márcio Pavan, que também renunciou. Dois dias antes do pleito, ela se apresentou como candidata já que a pena pela condenação na Lei Ficha Lima já haviam cessado. O TER-SP não aceitou o pedido e os votos da candidata foram anulados
Quem pleiteia o cargo: Marinete (PT) e Márcio Correia (PT); Nivaldo Sonego (PRB) e Helio (PRB).
INDIANA (SP)
Por que terá nova eleição: O ex-prefeito da cidade Antonio Poleto (DEM) teve seu mandato cassado por desvirtuamento de programas sociais para obter vantagens eleitorais, o que configura abuso de poder econômico e político, segundo o TRE.
Quem pleiteia o cargo: Agenor Stuani (PSDB) e Celeide Aparecida Floriano (PSD); Aurelio da Academia (PT) e Beto Rodrigues – Betinho (PT); Cido da Onça (PMDB) e Milton Batista (DEM); João Carlos (PV) e Evandro Minaca (PV)
JUMIRIM (SP)
Por que terá nova eleição: Os eleitos Ademir do Nascimento (PTB) e Edson Lisboa de Camargo (PT), tiveram seus mandatos cassados.
Quem pleiteia o cargo: Tadeu Favero (PSDB) e Darci Schiavi (PMDB); Rosa Nascimento (PTB) e Ademirzinho da Prefeitura (DEM)
IPIAÇU (MG)
Por que terá nova eleição: Os eleitos Urbino Capanema Júnior (PPS) e o vice Antônio Celso Oliveira Júnior (PP) tiveram seus mandatos cassados “por prática de captação ilícita de sufrágio, conduta vedada e abuso de poder econômico”, segundo o TRE/MG.
Quem pleiteia o cargo: Leandro Luis de Oliveira (PSD) e Fortunato Antunes de Oliveira (DEM); Amilton Amaro Amorim (PR) e Dalyla Costa Amuy (SD); Cesar Aparecido de Lima e Regis de Araújo Tomaz (ambos do PTB)
JAMPRUCA (MG)
Por que terá nova eleição: Os eleitos Renato Vieira Cacique (PTB) e Adelmo Amâncio Carreiro (PPS) foram cassados “por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação, além de captação ilícita de sufrágio”, segundo o TRE/MG.
Quem pleiteia o cargo: Mizael Cabral de Lira (PMDB) e José Eustáquio Dias Ferraz (PT); Geraldo Gomes da Silva e Maria de Fátima Mendes Oliveira.
BOM JESUS DE GOIÁS (GO)
Por que terá nova eleição: o pleito de 2012 foi anulado porque os dois candidatos à Prefeitura da cidade tiveram suas candidaturas impugnadas. Fernando Luís (PMDB), que foi o candidato mais votado não teria se afastado do cargo de vice-presidente de uma rádio comunitária dentro do prazo previsto pela legislação. Já o ex-prefeito Adair Henriques, que buscava a reeleição, foi enquadrado na Lei Ficha Limpa.
Quem pleiteia o cargo: Daniel Vieira Ramos (PTB), Eurípedes Vieira da Mota (PP) e Elcimar Soares “Marinho” (PRB)
JUNDIAÍ DO SUL (PR)
Por que terá nova eleição: o ex-prefeito da cidade Jair Sanches do Nascimento (PR) foi acusado de abuso de poder econômico e político durante as eleições 2012.
Quem pleiteia o cargo: Márcio Leandro da Silva (PMDB) e Sebastião Dias Leite (PT)
ÁGUA DOCE DO NORTE (ES)
Por que terá nova eleição: Os mandatos do prefeito Adilson Silvério de Cunha e de sua vice, Márcia Betânia de Vasconcelos, foram cassados devido a irregularidades nas eleições de 2012.
Quem pleiteia o cargo: Marcus Mendes (PRP) e Paulo Márcio (DEM), Marcelo Moura (PTB) e Sebastião Herculino (PT)