Núcleo científico do +RespirAR participa de painel internacional da Organização Pan-Americana da Saúde

O núcleo científico do +RespirAR participou, nesta quinta-feira (1º/12), do Painel de Discussão no Âmbito Internacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), realizado em uma plataforma on-line, com o tema “Cuidando de Pacientes com Condição Pós-Covid-19”. O programa do Governo do Amazonas foi apresentado para pesquisadores e especialistas da saúde da América Latina e do Caribe.

“São mais de 30 mil amazonenses que receberam alta por meio do +RespirAR. No Brasil, esse é o maior programa que une esporte e saúde. Esta apresentação só contribui para que mais pessoas possam conhecer esse programa, que vem proporcionando qualidade de vida”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

O objetivo do programa é usar o esporte como ferramenta para a melhoria da saúde pública, proporcionando atendimentos para pacientes que se recuperam das sequelas da Covid-19, oferecendo tratamento para pacientes com distúrbios ortopédicos, traumatológico e de sequelas neurológicas leves. O painel contou com a participação de especialistas em saúde das Universidades de Oxford e de Toronto.

Representando o núcleo científico do +RespirAR, Neibe Araújo, falou sobre o projeto governamental para o âmbito internacional. “A participação do programa neste encontro reforça nosso compromisso com a comunidade científica internacional. Assim, alcançamos um dos nossos propósitos principais de dar visibilidade global ao programa, tornando-o uma inspiração para outras cidades e países que possam cuidar das pessoas que tiveram sequelas de Covid-19”, ressaltou Araújo.

O +RespirAR é um programa de governo coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e já realizou mais de 187 mil atendimentos. Além do reconhecimento internacional com a visita da Organização Mundial de Saúde (OMS), em outubro deste ano, o programa foi renovado e ampliado para nove municípios do Amazonas e funciona em 10 pontos de atendimento da cidade de Manaus.

Artigo anteriorVila Olímpica sedia Copa Aberta Cidade de Manaus de Vôlei
Próximo artigoDia Internacional das Pessoas com Deficiência tem destaque nos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas