Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas, coordenado pelo deputado João Luiz, contribui com a criação do núcleo no Rio de Janeiro

Foto: Assessoria de Comunicação

O trabalho desenvolvido pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), coordenador-geral do Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia do Estado do Amazonas (Nuriam) virou referência para implantação do Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Nurirj) na sexta-feira (10/5), pelo deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos).

“Esse núcleo é de suma importância para debater a economia e sustentabilidade. O objetivo sempre é dar mais dinamismo para cuidar das pessoas, só assim vamos conseguir construir um mundo melhor”, disse o deputado estadual João Luiz.

O parlamentar do Amazonas destacou que, em menos de um ano, o Nuriam realizou trabalhos bilaterais com a China, Portugal, Reino Unido, dentre outros países, gerando conectividade do Estado e políticas públicas bilaterais com a Ásia e Europa.

O deputado estadual do Rio de Janeiro, Danniel Librelon, afirmou que este será o princípio de um grande trabalho. “Teremos várias audiências públicas, reuniões e encontros. Esse núcleo começou lá no Estado do Amazonas, através do deputado João Luiz e também nos impulsionou a criar esse trabalho aqui na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro”, destacou o deputado Danniel Librelon.

De modo virtual, o vice-coordenador do Nuriam, o professor e presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), Thomas Law, explicou que o núcleo amazonense organiza relações diplomáticas entre o Brasil e outros países. “É uma alegria fazer parte deste núcleo e também coloco o nosso instituto a disposição do Nurirj”, completou Thomas Law.

O secretário-geral do Nuriam, professor Neibe Araújo, parabenizou os deputados Danniel Librelon e João Luiz pela implantação dessa nova ferramenta de paradiplomacia no Rio de Janeiro.

“Os senhores podem ter certeza de que as relações internacionais do Rio de Janeiro nunca mais serão as mesmas, pois essa é uma ferramenta muito importante. É uma honra muito grande fazer parte desse núcleo, que foi instalado em junho de 2023 e já conseguimos alcançar grandes resultados em menos de um ano”, ressaltou Neibe Araújo.

A solenidade contou com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Nagib Filho, embaixadores do Japão, Espanha, Itália, Angola, México, vereador de Manaus, João Carlos (Republicanos), comunidade acadêmica, dentre outras autoridades.

Nurirj

O Núcleo de Relações Internacionais do Rio de Janeiro (Nurirj) vai contar com a coordenação-geral do deputado Danniel Librelon, vice-coordenadora, Ana Paula Aguiar, deputados membros Alan Lopes, Rodrigo Amorim, Felipe Poubel, secretário-geral, Pedro Leão Bispo, além dos membros parceiros como o deputado João Luiz e professor Neibe Araújo.

Nuriam

O Nuriam da Aleam tem objetivo de integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas. O núcleo é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar a paradiplomacia no Estado e fortalecer a competitividade internacional.

O Núcleo

O Nuriam é coordenado pelo deputado João Luiz, conta como vice-coordenador, o professor e presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Thomas Law, e o professor Neibe Araújo, como secretário-geral do Núcleo.

Artigo anterior‘Doguinho do telhado’ é resgatado pela equipe da Comissão de Proteção dos Animais da Aleam, no Rio Grande do Sul
Próximo artigoFundação Alfredo da Matta realiza capacitação de profissionais da Saúde em hanseníase