O Caminho do Pódio – Sarah Menezes: insistência foi primeira aliada do ouro

A fala suave e o sorriso angelical de Sarah Menezes, 26 anos, ficam sempre de fora do tatame. Lá dentro, a atleta, primeira mulher brasileira a conquistar ouro no judô, luta com precisão em busca de mais vitórias.

Aos 18 anos, a piauiense participou de sua primeira olimpíada, em Pequim. Já na edição seguinte, em Londres, em 2012, ela retornou ao Brasil com medalha ao derrotar a romena Alina Dumitru.

“Eu sabia que poderia estar no pódio, só não sabia a cor da medalha. […] Eu estava muito mais confiante que ia ganhar dela do que ela de mim”, disse Sarah em entrevista à Agência Brasil.

Mas a atleta militar não chegou ao topo por acaso. Sua trajetória é repleta de bons resultados. Faturou medalhas de ouro na Copa do Mundo de Judô em Lisboa e Madri, ambas em 2009. No ano seguinte, mais duas medalhas em Copas do Mundo, uma prata em Budapeste e um ouro em São Paulo. A atleta também conquistou a medalha de bronze no Pan Americano de Guadalaraja, em 2011.

A piauiense conta que grande parte do resultado se deve a esforço pessoal e insistência. “No início minha mãe não apoiou o judô, quando eu tinha 9 anos. Porque sempre foi um esporte muito masculino, minha cidade não tinha tradição nenhuma de esporte, eu tinha que estudar. Mas eu consegui fazer a cabeça dos meus pais, consegui convencê-los a praticar o esporte na escola e eles cederam.”

Artigo anteriorPM cumpre reintegração de posse do Centro Paula Souza ocupado por estudantes
Próximo artigoInflação medida pelo IGP-DI recua para 0,36% em abril