Obra do Corredor do Mindu já receber mais 700 toneladas de asfalto

Mais um quilômetro de via começou a ser pavimentado no Corredor do Mindu. O trecho, localizado entre as ruas João Câmara e Rio Valpes, no Novo Aleixo, zona Norte, já recebeu 700 toneladas de asfalto nesta semana para o serviço. Outras frentes de trabalho, como a implantação de tubos de drenagem, seguem em andamento na obra.

A nova via faz parte das obras de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu, que vai levar saneamento e qualidade de vida aos moradores do entorno do Corredor do Mindu. No total, 80 homens, divididos em três turnos, atuam diariamente no canteiro de obras para dar celeridade aos serviços e entregar este novo trecho, até a Ponte Paraguai, ainda no final deste mês.

Entre os serviços já executados no local estão a correção do canal do igarapé, a implantação de contenção com gabião, a canalização da drenagem profunda, a construção de calçadas amplas, meio-fio e sarjetas. Todo o trabalho é fiscalizado pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

mindu-4

O avanço dessa obra só foi possível após a liberação de verba, articulada pela atual gestão municipal, para a indenização das famílias que moravam às margens do igarapé. Foi a primeira vez no Brasil que o Ministério das Cidades cedeu recursos para pagamento de benefício social. Com o acordo assinado em julho deste ano, mais 141 casas foram indenizadas e retiradas do leito do igarapé. Outras 60 famílias devem ser indenizadas até o próximo mês de dezembro.

“Além de um grande corredor viário que liga a zona Oeste à zona Leste da cidade, Manaus garante, com essa obra, dignidade para as mais de três mil famílias que residiam em pontos irregulares, às margens do igarapé e em condições insalubres. Hoje, com as devidas indenizações, essas pessoas moram em lugares mais humanos”, comenta o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson.

Artigo anteriorConfirmado mais um caso de microcefalia relacionado ao zika vírus
Próximo artigoColombianos são presos em Manaus em escritório do tráfico de drogas