Olimpíada de Matemática abre inscrições para alunos de 4º e 5º anos

Criança levanta a mão ao lado de outros alunos em sala de aula da escola Thomaz Rodrigues Alckmin, no primeiro dia de retorno das escolas do estado de São Paulo para atividades extracurriculares em meio ao surto de coronavírus (COVID-19) em São Paulo, Brasil Outubro 7, 2020. REUTERS / Amanda Perobelli

Alunos do quarto e do quinto anos do ensino fundamental, que estejam regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais do país, podem se inscrever para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP Nível A). Estudantes de outras modalidades, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecida popularmente como ensino supletivo, estão aptos a participar, desde que sua série escolar corresponda ao quarto ou quinto ano do ensino fundamental.

As inscrições são gratuitas e se estenderão até o dia 29 deste mês, na página da OBMEP. Elas devem ser feitas em nome das escolas, exclusivamente, pelas secretarias de Educação municipais e estaduais e pelos representantes das escolas federais. O link foi enviado ontem (1º) por e-mail para todas as secretarias e representantes. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2529-5084.

Fase única

A OBMEP Nível A é uma prova de fase única. Elaborado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o material de prova será disponibilizado no site da Olimpíada em 30 de setembro. Com 15 questões objetivas, a prova será aplicada em 26 de outubro nas escolas inscritas de todo o Brasil. As questões envolvem características de raciocínio lógico e criatividade, já conhecidas da OBMEP, que é uma competição realizada desde 2005 pelo IMPA e destinada para alunos do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

Na OBMEP Nível A, as secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são os responsáveis pela impressão do material de prova, pela logística de aplicação e correção das provas e, também, por qualquer eventual premiação que venham a definir. A divulgação do gabarito da prova no site da OBMEP está prevista para o dia 26 de novembro.

Lançada em 2018, a OBMEP Nível A visa estimular o estudo da matemática e melhorar a qualidade da educação básica. Organizada pelo IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição objetiva também difundir a cultura matemática, assim como identificar novos talentos e promover a inclusão social a partir do conhecimento.

Artigo anteriorProjeto de Lei de PL de Raiff Matos amplia segurança sanitária no transporte por aplicativo
Próximo artigoEu nunca perdi a fé”, destaca dona de casa contemplada com moradia popular do residencial Cidadão Manaus 2