OMS: Alemanha propõe o etíope Tedros Adhanom para segundo mandato

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus durante entrevista coletiva em Genebra 03/07/2020 Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS

A Alemanha anunciou hoje (22) que vai propor a candidatura para um segundo mandato do atual diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, abrindo caminho para a sua provável reeleição.

“A Alemanha nomeia Tedros para outro mandato”, disse um porta-voz do Ministério da Saúde alemão.

O apoio oficial de um país é indispensável para se ser candidato à agência da ONU dedicada à saúde e Tedros, no cargo desde julho de 2017, deve ser o único a concorrer à liderança da OMS.

Tedros Adhanom Ghebreyesus tornou-se, em 2017, o primeiro africano a assumir a liderança da agência das Nações Unidas, na primeira linha desde o início da pandemia de covid-19.

O diplomata ainda não anunciou oficialmente que se apresentará para um segundo mandato de cinco anos, mas fontes diplomáticas declararam que ele era candidato, segundo a agência France-Presse.

Embora deva conseguir o apoio de muitos membros da OMS, a candidatura de Tedros complicou-se desde que a Etiópia lhe retirou o seu apoio, devido às suas declarações em relação ao conflito na sua região natal, o Tigray.

Os candidatos à direção do organismo da ONU são geralmente designados pelo país de origem, embora isso não seja obrigatório. A maioria dos observadores previa que o apoio oficial viesse de um país africano e, por isso, o anúncio da Alemanha foi uma surpresa.

Tedros irritou o governo de Adis Abeba, ao utilizar por várias vezes a tribuna da OMS para condenar a repressão na sua região de origem.

Os Estados-membros da OMS têm até as 16h (hora local) desta quinta-feira (23) para designar os candidatos ao cargo de diretor-geral, mas os nomes só serão anunciados oficialmente no início de novembro.

Artigo anteriorFiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas
Próximo artigoMEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar da Educação Básica