OMS promete transparência no relatório de investigação sobre a China

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, prometeu que o relatório dos especialistas enviados à China para investigar as origens da pandemia será feito com “total transparência”, diante das suspeitas que existem em torno da missão.

“O que posso garantir é que tudo o que aconteceu durante a missão será apresentado de forma transparente”, prometeu Ghebreyesus durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (5) em Genebra.

O relatório final e um resumo serão publicados ao mesmo tempo “na semana de 15 de março”, informou o chefe da missão, Peter Ben Embarek.

Em janeiro, a OMS enviou uma equipe de especialistas a Wuhan, no centro da China, onde foi detectado o primeiro caso de coronavírus no final de dezembro de 2019. Os cientistas permaneceram na cidade chinesa por quatro semanas, com o objetivo de descobrir a origem do vírus.

A princípio, a OMS afirmou que divulgaria um documento preliminar antes do relatório final, mas desistiu da ideia no final de fevereiro, sem explicar o motivo.

Ghebreyesus, que garantiu não ter visto ainda o relatório, prometeu revelar “exatamente o que aconteceu, quais foram os avanços e quais foram os desafios e para onde iremos a partir daí”.

Na véspera, 24 pesquisadores internacionais publicaram uma carta aberta pedindo uma investigação nova, independente e mais profunda, na qual denunciam as “limitações estruturais” impostas aos especialistas da OMS durante sua visita à China.

Os autores dessa carta consideram, por exemplo, que a hipótese de que o vírus teria sido criado em um laboratório de Wuhan poderia ter sido descartada muito rapidamente, apesar de Ghebreyesus afirmar na época que “todas as hipóteses ainda estavam sobre a mesa”.

A pandemia foi responsável por 2,57 milhões mortes no mundo, de acordo com um balanço da AFP.

Artigo anteriorCom Fernanda Gentil, novo Se Joga tem formato semelhante ao extinto Vídeo Show
Próximo artigoRestos mortais de capelão militar americano morto na Guerra da Coreia são identificados