OMS suspende testes com cloroquina contra covid-19

PODER 360 – O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom, anunciou nesta 2ª feira (26.mai.2020) a suspensão das pesquisas feitas com a cloroquina e a hidroxicloroquina na busca para 1 tratamento contra a covid-19.

A decisão veio depois de uma publicação na revista científica The Lancet que alertou para os riscos do uso da medicação no tratamento da doença. Tedros disse que os estudos serão retomados apenas depois que a segurança do medicamento for reavaliada.

O estudo publicado apontou que a hidroxicloroquina e a cloroquina não apresentam benefícios contra a covid-19 e podem aumentar o risco de morte. A análise foi feita com 96.032 pacientes com idade média de 53 anos para homens e 46 para mulheres, hospitalizados de 20 de dezembro de 2019 a 14 de abril de 2020 em 671 hospitais de 6 continentes.

A pesquisa indica que a hidroxicloroquina eleva o risco de morte em 34%. Se administrada com 1 antibiótico –como a azitromicina– a porcentagem sobe para 45%.

A OMS já havia argumentado que não existe evidências científicas da eficácia da medicação, mas ainda assim incluiu o remédio nas pesquisas conduzidas em cerca de 400 hospitais pelo mundo. Depois da constatação dos riscos da hidroxicloroquina, a entidade suspendeu os testes clínicos.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, esclareceu que a decisão se deve ao objetivo de proceder com “cautela” nas pesquisas. “Queremos usar o remédio. Mas só se for seguro”, afirmou. Swaminathan disse que os testes com a hidroxicloroquina e a cloroquina foram questionados pelos técnicos da organização e por pesquisadores ligados à OMS.

Michael Ryan, diretor de operações de emergência da OMS, apontou que não foram identificados problemas com o uso do remédio nos testes previamente realizados. “Apenas estamos agindo com grande cautela antes de continuar testes“, disse. Os resultados da revisão devem ser divulgados nas próximas semanas.

BRASIL

O Ministério da Saúde, sob o comando do ministro interino Eduardo Pazuello,  publicou na semana passada orientações para o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina nos casos de covid-19 desde o surgimento dos primeiros sintomas. Mesmo sem comprovação científica, o uso das substâncias é amplamente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. A defesa dos medicamentos 1 dos motivos para a saída dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich em menos de 1 mês.

Artigo anteriorTrump proíbe a entrada de viajantes vindos do Brasil a partir de 29 de maio
Próximo artigoHomem é preso em Benjamin Constant por tentativa de roubo