Onda de violência na Turquia deixa seis mortos e atinge consulado dos EUA

Uma onda de ataques hoje (10) na Turquia matou pelo menos seis homens das forças de segurança e atingiu, entre outros alvos, o Consulado dos Estados Unidos em Istambul. Um grupo de extrema-esquerda reivindicou o atentado contra o consulado norte-americano, enquanto os separatistas curdos turcos são apontados como responsáveis por mais dois ataques na capital econômica da Turquia – um deles contra um esquadrão da polícia -, e incidentes na Região Sul do país.

A onda de violência surge no momento em que o governo turco intensifica a campanha contra o grupo separatista Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e envia seis caças F-16 norte-americanos à base de Incirlik, no Sul da Turquia, para o combate contra o Estado Islâmico.

Hoje, duas mulheres atiraram contra o consulado norte-americano em Istambul, um edifício sob forte proteção localizado no bairro Istinye, na margem ocidental do Bósforo, estreito que separa a parte asiática da cidade da parte europeia. Uma delas, que ficou ferida, foi detida pela polícia, segundo o gabinete do governador local.

Artigo anteriorCometa Tchouri e sonda Rosetta atingem ponto mais próximo do sol
Próximo artigoMetalúrgicos da GM entram em greve contra demissões