Onyx diz que governo vai rejeitar ajuda financeira do G7 para combater queimadas

247 – Em meio a uma das maiores queimadas já enfrentadas pelo país, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o governo rejeitará a ajuda do G7 para combater as queimadas na Amazônia, anunciada nesta segunda-feira (26) pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

“Agradecemos, mas talvez esses recursos sejam mais relevantes para reflorestar a Europa”, disse o ministro, que seguiu o roteiro de ataque camuflado de suposta ‘defesa da soberania’, enquanto a floresta brasileira arde em chamas, com mais de 26 mil focos de incêndios.

“O Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio em uma igreja que é um patrimônio da humanidade e quer ensinar o quê para nosso país? Ele tem muito o que cuidar em casa e nas colônias francesas”, disse Onyx, ao blog do colunista Gerson Camarotti, do G1.

Apesar dos fatos apontarem negligência do governo Bolsonaro em conter a ação criminosa de fazendeiros e grileiros, inclusive apontada por documentos que mostram que os pedidos de ajuda de órgão como Ibama e Ministério Público Federal foram ignorados pelas Forças de Segurança Nacional, o ministro  Onyx disse que o Brasil pode ensinar “a qualquer nação” como proteger matas nativas.

“Aliás, não existe nenhum país que tenha uma cobertura nativa maior que o nosso”, bravateou. “O Brasil é uma nação democrática, livre e nunca teve práticas colonialistas e imperialistas como talvez seja o objetivo do francês Macron. Aliás, coincidentemente com altas taxas internas de rejeição”, acrescentou.

Artigo anteriorPaulo Coelho pede perdão aos franceses por grosserias de Bolsonaro
Próximo artigoPF acusa Maia de corrupção, lavagem e ‘caixa 3’ da Odebrecht