Como o apoio do Detran, 9º Batalhão de Policia Militar, Conselho Tutelar e Secretaria de Segurança, o Intrans/Manacapuru realizou no último final de semana arrastão de trânsito (blitz) na Avenida Boulevard Pedro Rates de Oliveira, onde parou centenas de carros e motos.
Além dos veículos multados e apreendidos durante a operação, vários mototoristas passaram pelo teste do bafômetro. Um deles, Edilberto Leão da Macena, 66 anos, autuado em flagrante por dirigir em visível estado de embriaguez.
No teste do bafômetro, a marca alcançada pelo teste de alcoolêmia foi de 0.80 miligrama por litro de sangue, embora o permitido seja de 0.32%. Se não bastasse o estado etílico em que se encontrava, no carro de Edilberto Leão da Macena foi encontrado pela policia uma arma de fogo. Pior, o motorista ainda resistiu a prisão.
O Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot ), composto por sete agentes de trânsito, duas viaturas e um carro guicho, apreendeu mais de 50 veículos, entre carros e motos, conduzidos para o pátio do 9º Batalhão de Polícia Militar.
De acordo com o comandante da operação, a maioria dos veículos vistoriados apresentava algum tipo de irregularidade. Vários motoristas eram menores infratores. Alguns deles foram portavam substancias proibidas e arma branca.
Nos últimos dois meses, o Intrans Manacapuru tem intensificado suas atividades não só para reduzir as taxas de acidente no trânsito, mas também com o propósito de combater, sobretudo, a violência e o tráfico de drogas no município cuja estatística é das mais elevadas em todo o estado.