Operação Eleições 2024: Governo do Amazonas garante pleito seguro e tranquilo com atuação dos órgãos de segurança

Foto: Mauro Neto / Secom

O Governo do Amazonas, por meio das Forças de Segurança, garantiu a tranquilidade e segurança para a população tanto no primeiro quanto no segundo turno do pleito municipal com a Operação Eleições 2024 que encerrou, neste domingo (27/10), sem grandes ocorrências.

Para este segundo turno na capital, a Secretaria de Segurança Pública intensificou o policiamento em toda a cidade e acompanhou a atuação de 32 órgãos das esferas federal, estadual e municipal a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

O CICC foi ativado às 6h deste domingo (27/10) para monitorar o antes, durante e depois da Operação Eleições 2024, na capital amazonense. O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, agradeceu o apoio de todo o sistema de segurança pública na operação junto ao pleito do primeiro e do segundo turno.

“Quero parabenizar o belíssimo trabalho feito por todo o sistema de segurança, englobando aí os nossos bombeiros, a nossa polícia militar, a polícia civil, a nossa polícia científica, todos de maneira unida, coordenada e apoiando o nosso Tribunal Regional Eleitoral, juntamente com demais órgãos da esfera municipal, estadual e federal garantiram um pleito tranquilo, tanto no primeiro turno quanto no segundo turno”, disse.

A Operação Eleições 2024 foi coordenada no Amazonas pelo Tribunal Regional Eleitoral e o acompanhamento realizado no CICC foi gerenciado pela SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi).

“A justiça eleitoral se sente feliz em poder estar cumprindo a sua missão. O prefeito reeleito tem uma missão importante de continuar o trabalho, para que nós possamos ter uma Manaus melhor”, comentou o presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador João Simões.

Estrutura

Neste segundo turno, a SSP atuou com efetivos da Polícia Militar (PMAM), da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros (CBMAM). Ao todo, 1.5 mil policiais militares realizaram a segurança nos locais de votação tanto na zona urbana, quanto na zona rural, conforme plano estabelecido e validado pelo TRE-AM. O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Thiago Balbi, pontuou as cinco ocorrências registradas ao longo do dia da votação.

“A Polícia Militar cumpriu o seu dever de garantir a segurança nas eleições de 2024. Neste domingo, tivemos 5 ocorrências registradas pelo nosso Centro de Operações; foram 4 ocorrências registradas pela Polícia Federal, onde houve um flagrante, por compra de voto; as demais apenas o registro da ocorrência e um Termo Circunstanciado de Ocorrência que foi lavrado pela Polícia Civil, em razão da pessoa ter filmado o momento da sua votação, ofendendo o sigilo do voto”.

O trabalho das forças estaduais deu apoio às Forças Armadas, à Polícia Federal, à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Força Nacional (FN).

Órgãos integrados

Participaram da operação Eleições 2024, além de órgãos ligados à SSP-AM, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Comando Militar da Amazônia (CMA), representantes do Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como as operadoras de telefonia e internet, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), entre outros.

Artigo anteriorNo dia do Servidor Público, Secretaria de Educação destaca histórias que transformam vidas
Próximo artigoJustiça mantém prisão do ‘Bonde dos Mauricinhos’ em Manaus