A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas deflagrou na manhã desta terça-feira, 16, a operação denominada “Roleta Russa” para investigar desvios de diversas armas de fogo ocorridos no Instituto de Criminalística do Amazonas, órgãos da estrutura do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), nos últimos meses. Três pessoas foram presas, Nathanael Gonzalez Galvao, Investigador de Polícia Civil lotado no IC/DPTC; Joana D´Arc Cruz Da Silva, Assistente Administrativo da PCAM lotada no IC/DPTC e Adauto Leite Da Silva Júnior, comerciante autônomo.
As investigações são conduzidas pelos Delegados de Polícia Civil Paulo Henrique Benelli de Azevedo e Fernando Bezerra de Oliveira Lima, com o apoio e supervisão direta da Força Tarefa da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública, coordenada pela Delegada de Polícia Civil Emília Ferraz.
Segundo a SSP, os trabalhos de investigação tiveram início após ter sido detectado por policiais militares, durante ocorrência de porte ilegal de arma de fogo em abril deste ano, que a pistola Taurus, modelo PT840, número de série SET76196, seria a mesma arma de fogo apreendida dias antes, no mesmo mês, vinculada a outra ocorrência. Isso indicaria que a arma encaminhada ao Instituto de Criminalística teria sido desviada e retornado às ruas.
A operação trabalha nesta fase ostensiva com a participação de 34 policiais civis de diversas unidades da Polícia Civil, além de servidores lotados na Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas.