Os 7 sinais de que seu cérebro precisa de uma pausa

Você está no meio do expediente quando se pega olhando as redes sociais ou brincando em algum joguinho de celular. Apesar de o mundo todo afirmar que isto é errado, desviar a atenção para algo mais leve é necessário. Especialistas afirmam: você deve fazer uma pausa.

— As quedas cerebrais são reais. Não podemos esperar levantar pesos sem parar o dia todo, e também não podemos esperar usar foco e atenção sustentados por longos períodos de tempo — diz Gloria Mark, professora de informática da Universidade da Califórnia, em Irvine.

Embora seu cérebro não seja um músculo, a analogia é boa, pois manter o foco exige que nosso cérebro queime energia, explica Marta Sabariego, professora assistente do Mount Holyoke College, que estuda sobre atenção.

Mas o motivo mais convincente para fazer uma pausa cerebral é que isso pode melhorar sua capacidade de fazer um trabalho de qualidade. Uma revisão sistemática de 2022 publicada na revista PLoS ONE descobriu que mesmo pausas curtas com duração de 10 minutos ou menos reduziram a fadiga mental e aumentaram o vigor (o que significa a disposição de persistir quando o trabalho se tornou difícil).

Essas pausas melhoraram especialmente o desempenho em tarefas que exigem criatividade. A análise descobriu que quanto mais longa a pausa, melhor o aumento de desempenho. Como poucos de nós podem fazer pausas ilimitadas, o truque é usar o tempo que você tem com sabedoria — mesmo que isso signifique ignorar o olhar de reprovação de seu chefe enquanto você joga no celular.

Os mecanismos do foco

Prestar atenção não é tanto uma ação, mas uma forma de processar informações, explica Sabariego. Quando estamos focados, as “redes relacionadas a tarefas” de nossos cérebros filtram as distrações, desde o cheiro de peixe no micro-ondas do escritório até o toque incessante da caneta de um colega de trabalho.

Artigo anteriorTorcedores turcos lançam milhares de pelúcias para vítimas do terremoto
Próximo artigoVacina bivalente para Covid-19: está na hora de receber mais uma dose? Tire as dúvidas sobre a nova etapa da campanha