“Outubro Rosa” será lançado na Ponta Negra, amanhã

outros locais também ficarão rosa

A Ponta Negra vai ficar rosa neste 1º de outubro, terça-feira, a partir de 17h, durante o lançamento oficial da campanha 2013 Outubro Rosa, realizada pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), com o tema “O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama”.

O movimento se caracteriza por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama – espaços públicos e monumentos das cidades envolvidas, já tendo iluminado a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, em Paris, as Pirâmides do Egito, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas, em Manaus, e outros prédios marcantes.

Na Ponta Negra, estarão iluminados o anfiteatro, a ponte, pontos do jardim e o Relógio que conta os dias até a Copa de 2014, além do entorno do chafariz. O evento vai acontecer de 17h às 19h, chamando atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para garantir o sucesso no tratamento da doença e reduzir a mortalidade. A cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no País.

Em Manaus, além da Ponta Negra, também serão iluminadas as secretarias de Estado e Municipal da Saúde (Susam e Semsa), Teatro Amazonas, Pronto Socorro 28 de Agosto, SPAs do São Raimundo, Coroado e do Alvorada, maternidades Moura Tapajós e Ana Braga, a Ponte Rio Negro, o próprio FCecon, entre outros espaços.

DATA

O movimento Outubro Rosa foi criado em 1997, na Califórnia (EUA), no intuito de chamar a atenção para a alta ocorrência da doença em mulheres, na mama, o tipo mais incidente no mundo. No Amazonas, em especial, a Susam incluiu na campanha a prevenção ao câncer de colo uterino, em razão da alta incidência no Estado. No decorrer do mês de outubro há uma extensa programação com atividades educativas e esportivas, além de atendimento à saúde.

No Amazonas, além do Governo do Estado, participam da ação, na Ponta Negra, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semasdh, Implurb, Manaustrans, Manauscult e Semsa.

Artigo anterior“Só porque sou bonita eu sou condenada a ser prostituta? indaga Luciane Hoepers
Próximo artigoManauara Shopping pode ser interditado pela prefeitura de Manaus