Por Redação 03 de agosto de 2023 – Foto: Vatican / Reuters
No retorno do popecast com o Papa Francisco, nesta terça-feira, 25, ouviram-se diversos áudios de jovens que falavam de seus desafios, dentre um, estava a de uma jovem transsexual em que o pontífice respondeu: “Deus nos ama como somos”. Os comentários de Francisco foram revelados pela mídia do Vaticano.
A jovem italiana que o Papa Francisco respondeu a mensagem tem 20 anos e afirma em áudio para o podcast que está dividida entre a fé católica e sua identidade de gênero.
O chefe da igreja católica, por sua vez, continua, em sua mensagem, levando tranquilidade a jovem: “o Senhor sempre caminha conosco… Mesmo que sejamos pecadores, Ele se aproxima para nos ajudar. O Senhor nos ama como somos, este é o amor louco de Deus”, disse.
Respeito
A igreja católica, há alguns anos, vem fazendo inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ dentro da congregação religiosa, mostrando aos seus fiéis a prática da humanização e dos direitos. Porém, categoricamente, vem causando divisões quando se trata da união homoafetiva.
Papa Francisco menciona em seus discursos, especialmente nos podcasts que tratam dos homossexuais, a frase: “quem sou eu para julgar” e analisa, também, que a comunidade LGBTQIAPN+ enfrenta injustiças ao ser apontada como espécie de pecado.
O pontífice lembra que mesmo não julgando a orientação sexual das outras pessoas, afirma que o casamento só pode ser realizado entre união vitalícia entre um homem e uma mulher.
Cúpula
Há a previsão de que na Cúpula Mundial de Bispos, marcada para outubro de 2024, seja discutido temas com referência à posição da igreja católica sobre a comunidade LGBTQIAPN+. Outra preocupação dos religiosos é sobre as mulheres e católicos que se divorciaram e se casaram, novamente, fora da igreja.
Pricila de Assis – Da Revista Cenarium