O jornal espanhol AS usou números nesta segunda-feira para questionar o desempenho de Neymar com a camisa do Barcelona. Dos quatro atacantes mais utilizados pelo técnico Gerardo Martino, o brasileiro é o que tem a menor média de gols.
Para a publicação, o camisa 11 está “sem pontaria” e não consegue repetir dentro da área os lances de qualidade que faz em outras partes do campo.
Neymar tem média de 0,36 gols por jogo, e precisa, em média, de seis finalizações para balançar as redes uma vez.
O número é inferior aos dos concorrentes Pedro (0,54 gol por jogo), Alexis Sánchez (0,72) e Lionel Messi (0,79). O jornal lembra que Messi atua centralizado no ataque e costuma ter mais chances de gol, mas Pedro e Alexis jogam abertos como Neymar.
O brasileiro, que recentemente ficou um mês lesionado e fora dos gramados, tem sete gols no Campeonato Espanhol, novamente atrás de Pedro (13 gols), Messi (15) e Sánchez (16). No último domingo, na goleada por 4 a 1 sobre o Almería, Neymar teve boa chance de finalizar dentro da área, mas pegou mal na bola e mandou para fora.
O AS lembra também que, no Santos, a média goleadora de Neymar foi excelente: 138 gols em 225 jogos, ou 0,61 gols por partida. O atacante será titular da Seleção Brasileira no amistoso da próxima quarta-feira, às 14h (de Brasília), contra a África do Sul.