Parada do Orgulho LGBTQIA+ reúne centenas de pessoas no Centro de Manaus, neste domingo Há 29 minutos

A 21ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ retornou às ruas do Centro de Manaus, na noite deste domingo (05/12), para celebrar a diversidade sexual. Realizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT), o evento contou com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Com dois palcos montados, na avenida Eduardo Ribeiro entre as ruas 24 de maio e Saldanha Marinho, o evento trouxe o tema “Resistindo à intolerância e vencendo a pandemia”, para conscientizar a população sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+, além de celebrar as conquistas da comunidade ao som de música eletrônica, shows de drags e bandas de diversos gêneros.

“O Governo do Amazonas, por meio da gerência de Diversidade e Gênero da Sejusc tem a missão de articular políticas públicas, eventos e ações para reforçar os direitos da comunidade LGBTQIA+. Mais um ano, a Sejusc apoia a Parada e fortalece as conquistas dessa parcela da população”, afirmou Leopoldo Humell, gerente de Diversidade e Gênero, que é vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sejusc (SEDH).

De acordo com Leopoldo, o município de Manacapuru irá sediar, na terça-feira (07/12), mais uma edição da parada. No dia 18 de dezembro será a vez de Itacoatiara receber a festa.

Para Bruna La Close, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT), a volta do evento às ruas só foi possível com a vacinação em massa, que contribui para a contenção da propagação da Covid-19.

“Durante essa pandemia, o movimento se guardou para proteger a nós e nossas famílias. Agora, retornamos sempre atentos aos protocolos de segurança. É um orgulho muito grande poder voltar com esse evento para as ruas com apoio do Estado. Vamos nos orgulhar, vamos celebrar de forma descontraída, através de shows culturais e bandas que o povo LGBTQIA+ gosta”, afirmou a presidente.

Direitos Humanos – A Sejusc conta com uma gerência voltada à diversidade e gênero. Vinculada ao Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos, tem por finalidade articular, mobilizar e viabilizar a efetividade das políticas públicas de direitos humanos de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais, Intersexuais e Assexuais – LGBTQIA+ no estado do Amazonas, de acordo com a finalidade de atuação referentes ao tema.

Artigo anteriorExposição artística em escola estadual de Manaus debate tema da saúde mental
Próximo artigoEm novo pacote de projetos de lei, Governo do Amazonas garante pagamento de datas-bases