Paratleta amazonense, Elielton Lira saiu do bairro Tancredo Neves para competir nas Paralimpíadas

Julcemar Alves/Sedel

Elielton Lira de Oliveira, de 30 anos, é um paratleta de judô que representará o Amazonas nos Jogos Paralímpicos de 2024 na categoria J1 até 60 kg. Apoiado pelo Governo do Amazonas, ele é atualmente o primeiro colocado no ranking brasileiro da categoria, e segundo no internacional.

“A trajetória do Elielton no judô paralímpico é um exemplo de coragem e talento, refletindo a determinação dos nossos atletas. Ele é um dos paratletas amazonenses em Paris, e isso é resultado de muito apoio e investimento do Governo do Amazonas”, destaca o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Nascido na capital amazonense e criado no bairro do Tancredo Neves, na zona leste de Manaus, Elielton sofreu um acidente com arma de fogo aos 12 anos de idade, e como consequência, acabou ficando cego completamente. Buscando um novo recomeço, ele conheceu o judô sete anos depois, em 2014.

“Eu comecei no judô depois que uma moça que me viu competindo no Jiu-Jitsu e disse que eu tinha talento no judô. Aí foi quando eu recebi essa proposta, comecei a treinar na Vila Olímpica, o professor viu que eu levava jeito para o judô e a gente começou a treinar durante a manhã”, comenta Elielton.

A aproximadamente duas semanas de estrear na sua primeira Paralimpíadas, Elielton segue sua rotina de treinos nessa reta final de preparação. O paratleta realiza treinos técnicos na parte da manhã, e pela tarde realiza exercícios mais intensos visando seu condicionamento físico.

“Queria agradecer ao Governo do Amazonas que tem dado total apoio para a gente, atleta de alto rendimento. É uma excelente gestão que tem nos conseguido passagens, dando oportunidade para mostrarmos o que sabemos fazer de melhor”, agradece o paratleta.

Calendário

A estreia do amazonense é no próximo dia 05 de setembro, com início das lutas previsto para às 5h. Para chegar à disputa por uma medalha de ouro, Elielton terá que disputar aproximadamente 3 confrontos. Com informações de Agência Amazonas.

Artigo anteriorDe saída, Vitor Roque retira Barcelona das suas redes sociais
Próximo artigoCom sete desfalques, Flamengo vai até a Bolívia pela classificação