Parlamentares destacaram a pandemia nos 2.530 pronunciamentos realizados em 2020

Em 214 sessões plenárias realizadas ao longo de 2020, os 24 deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) fizeram 2.530 pronunciamentos, de acordo com a Gerência de Discursos da Casa. Foram contabilizados tanto os discursos presenciais quanto os de videoconferência.

Um mês antes do primeiro pico da pandemia, em abril, os deputados discursaram 394 vezes, o recorde do ano em pronunciamentos. Em maio foram 292 e março registrou 262 vezes em que os deputados fizeram intercessões.

O parlamentar que mais se pronuncioufoi o deputado  Wilker Barreto, com 285 discursos proferidos. Entre os temas abordados pelo parlamentar, estão as críticas à atuação do Governo do Estado, principalmente sobre a gestão da saúde no Amazonas. Membro da CPI da Saúde, questionou inúmeras vezes os contratos da Secretaria de Saúde com a Organização Social (OS) que gerencia o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, e recebeu R$ 67 milhões do Governo em serviços não prestados à sociedade amazonense. Ele também se pronunciou sobre o pedido de medida cautelar junto ao Tribunal de Contas (TCE-AM) solicitando a suspensão de despesas do Governo do Amazonas com Peladão e árvore de Natal.

Com pronunciamentos focados na transparência, fiscalização dos recursos públicos e matérias que beneficiem a população, como principais focos da sua atuação no parlamento, o socialista Serafim Corrêa, no segundo mandato, também se destacou, com 247 pronunciamentos na Casa Legislativa. Entre eles, o discurso que defendeu o projeto de lei, que foi aprovado pela Assembleia e tornou-se lei, obrigando os cartórios a reduzirem as taxas cobradas em transações de compra e venda de imóveis no Amazonas, em 30%.

Outro tema abordado pelo parlamentarfoi a aprovação do projeto de lei, que proíbe o fornecimento de canudos feitos com material plástico em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos em todo o Estado e exige a substituição por canudos com material reciclável, comestível ou biodegradável. Os discursos do deputado Serafimtambém  se destacaram na abordagem e defesa do Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e como membro titular da CPI da Saúde.

Entre as mulheres, a deputada Joana Darc (PL) foi a campeã no número de discursos, com 237 inserções, com ênfase na proteção animal, entre suas pautas principais.

Artigo anteriorLei estadual autoriza Governo a hospedar profissionais da saúde em hotéis
Próximo artigoCabo Maciel destaca a publicação da licitação que visa recuperar o “trecho do meio” da BR-319