Paulo Gustavo ‘acordou’, mas teve súbita piora: “Extrema gravidade”

Paulo Gustavo apresentou uma importante piora clínica nas últimas horas segundo boletim médico divulgado pela família nesta segunda-feira (3). O ator está internado com com covid-19 desde 13 de março no Rio de Janeiro e estava fazendo uso de respiração mecânica e ECMO, que é uma máquina que funciona como um pulmão artificial.

O ator chegou a ser retirado dos tratamentos invasivos, como a ECMO e intubação, e teve a redação da sedação que o permitiu interagir com o a equipe e o marido, Thales Bretas. “Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido”, diz o boletim.

O documento continua explicando sobre a piora do ator. “À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa”, afirma.

Embolia gasosa disseminada é a presença de ‘bolhas de gás’ no sangue do ator o que indica a ‘fístula bronquíolo-venosa’, que é uma abertura, um buraco, entre entre o pulmão e artérias que proporcionam a entrada de ar na corrente o que pode causar danos cerebrais, como citado em ‘sistema nervoso central’.

O texto, feito pela equipe que cuida do ator no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, afirma: “Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade.” Familiares agradecem às orações do público e o carinho e as orações que estão sendo feitas para sua recuperação e a de outras pessoas em situação crítica da covid.

A revista ‘Veja Rio’ completa informando que os médicos estão avaliando a realização de uma nova cirurgia para corrigir as fístulas. O procedimento é de alto risco por conta do quadro clínico do ator.

Artigo anteriorPrograma Ciência na Escola da Fapeam recebe número recorde de submissões de propostas
Próximo artigoNoah Centineo deixa papel de He-Man após ficar ‘bombado’