Paulo Gustavo apresenta estabilidade após cirurgia e continua com pulmão artificial

Paulo Gustavo segue lutando pela vida em um hospital de alta complexidade no Rio de Janeiro. O ator está internado desde 13 de março e precisando de reajustes terapêuticos para combater a infecção do coronavírus nos pulmões. Ele é asmático.

“O ator permanece em terapia intensiva e fazendo uso de ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea, adotada para permitir uma melhor recuperação da função pulmonar. Anteontem pela manhã o paciente foi submetido à uma pleuroscopia, quando foi identificada uma fístula bronco-pleural que impedia a adequada ventilação mecânica, tendo sido imediatamente corrigida”, afirma o boletim médico emitido pela família.

A “pleuroscopia” é um procedimento cirúrgico que auxilia aos médicos a ver com mais clareza a pleura, que é uma membrana que reveste os pulmões. Com a visão direta, os médicos identificaram uma passagem inadequada de ar e precisaram fazer a intervenção. A “fístula bron-copleural é uma situação que costuma acontecer após cirurgias pulmonares ou grave comprometimento pulmonar.

“Desde os reajustes realizados, Paulo Gustavo tem apresentado estabilidade. A evolução clínica, que demanda seu tempo individual, teve – especialmente nas últimas 24 horas – sinais de evolução progressiva que geraram otimismo na equipe médica. “Alguns importantes sinais clínicos e laboratoriais de melhora tornaram-se mais evidentes”, continua o texto.

Eles ressaltam que o uso da terapia de ECMO, que funciona como um pulmão artificial para oxigenar o sangue enquanto o pulmão real se recupera, “permanece, embora com parâmetros mais atenuados”, avalia.

O conjunto de dados, visto a gravidade de Paulo Gustavo, têm dado ares de otimismo para a equipe que o acompanha. “A família do ator agradece muito o carinho e as orações e pede que continuem a enviar boas energias para sua recuperação e para de todos os que se encontram na luta contra o vírus”, conclui.

Artigo anteriorCovid-19: Ceará, Santa Catarina e Rio prorrogam medidas restritivas
Próximo artigoMayra Cardi anuncia volta com Arthur Aguiar: “Só Deus pode dizer alguma coisa”