Pazuello tem 15 dias se manifestar sobre falta de oxigênio em Manaus, determina PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu 15 dias para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, dê informações sobre omissão no fornecimento de oxigênio em Manaus (AM). O ofício foi assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, na tarde deste domingo (17/1). As informações são de Metrópoles.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Pazuello foi avisado diversas vezes, com pelo menos quatro dias de antecedência, sobre a crise na saúde da capital amazonense. A PGR instaurou uma notícia de fato, um procedimento preliminar que pode ou não levar a um inquérito.

Integrantes do governo do Amazonas e a empresa contratada para o fornecimento do produto, a White Martins, fizeram alertas sobre o problema que estava por vir. Pazuello teria admitido a crise de oxigênio, com aviso até de uma cunhada, durante evento político na última segunda-feira (11/1), de acordo com a Folha.

Aras pediu para que o general apresente informações sobre “notícia de que teria sido previamente avisado, na condição de titular da pasta, ‘sobre a escassez crítica de oxigênio em Manaus por integrantes do governo do Amazonas, pela empresa que fornece o produto e até mesmo por uma cunhada (…) mas não agiu”.

A rede de saúde em Manaus vive um colapso diante da alta de casos da Covid-19 e das internações de pessoas acometidas pela doença. A escassez de oxigênio, produto essencial para tratamento, levou pacientes à morte.

Governo local

O procurador-geral da República determinou, no sábado (16/1), a abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar eventual omissão do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e da Prefeitura de Manaus quanto ao fornecimento de oxigênio.

Aras também solicitou informações ao ministro da Saúde sobre cumprimento de medidas que são de competência da pasta.

Artigo anteriorEm coletiva, Doria promete enviar 50 mil doses da CoronaVac ao Amazonas
Próximo artigoAmazonas transfere 14 pacientes com Covid-19 para Natal