PEC da ZFM é aprovada na CCJ e segue para o plenário do Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira, 16, por unanimidade, o relatório do senador Eduardo Braga (PMDB/AM) favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 20/2014, que prorroga por mais 50 anos os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). Após a deliberação, a comissão também aprovou requerimento de urgência para que a matéria possa ser analisada ainda hoje pelo plenário da Casa.

Durante a sessão, todos os senadores presentes foram unânimes em afirmar que o polo industrial da capital amazonense é importante não só para o estado do Amazonas, mas para todo o Brasil.

“Foi a partir do debate sobre o polo industrial do Amazonas e, especialmente sobre o polo de informática, que foram construídos polos industriais em todo Brasil. E foi a partir da Zona Franca de Manaus que pudemos fazer um grande debate sobre a importância da biotecnologia”, disse o senador Walter Pinheiro (PT/BA).

O senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) também elogiou a proposta, afirmando é preciso reconhecer a importância do modelo ZFM para o desenvolvimento do norte do Brasil.

“Em um país com tantas dificuldades, é fundamental a manutenção dos incentivos da Zona Franca de Manaus”, ressaltou.

Ao defender a aprovação do relatório, o senador Eduardo Braga disse que a convergência de todos os líderes do Senado em torno da prorrogação da ZFM é histórica. Ele agradeceu a todos os senadores pela aprovação e fez um agradecimento especial à presidenta Dilma Rousseff, que enviou a proposta ao Congresso Nacional.

“A presidenta teve a sensibilidade de construir um grande acordo, para que nós pudéssemos avançar na Lei de Informática, e a determinação para que pudéssemos dar aos companheiros de Roraima, do Amapá, Acre, Rondônia, através das Áreas de Livre Comercio, o direito de terem perspectivas econômicas importantes. Talvez, sem esse acordo não tivéssemos chegado a este momento consensual em torno de uma matéria que é fundamental e prioritária para o nosso país e para o nosso Amazonas”, informou o senador.

Braga disse que agora o esforço será conseguir a aprovação em dois turnos no plenário do Senado. A ordem do dia da sessão plenária está prevista para iniciar às 16h.

Artigo anteriorPassagem de tufão deixa pelo menos 10 mortos nas Filipinas
Próximo artigoOperação contra pedofilia termina com mais 600 presos no Reino Unido