O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Adalberto Luís Val, receberá na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) o título de Cidadão do Amazonas, por sua relevante contribuição para o avanço da ciência no Estado do Amazonas.
Para o pesquisador, que também é coordenador do INCT Adapta (Adaptações da Biota Aquática da Amazônia), será uma satisfação muito grande receber tal título. “Todas as distinções que recebi me tocaram de forma especial; mas essa foi mais ainda, e me encheu de esperança, pois reconhece o trabalho na ciência, na tecnologia e na educação como relevantes para o desenvolvimento de nosso estado”, comentou.
Val lembra alguns momentos marcantes da sua carreira como pesquisador. “Foram muitos momentos marcantes na minha carreira. Na pesquisa, a cada assunto estudado, descobrimos novas informações que foram relevantes para o avanço do conhecimento de nossos peixes e nossas águas; nas ações sociais, os movimentos da ciência pela paz no mundo; nas relações com as Sociedades organizadas, as atividades relacionadas à redução das desigualdades regionais em C&T, tudo isso e muito mais foi de extrema importância”, lembrou o pesquisador.
Sobre o pesquisador
Adalberto Luis Val, biólogo, com pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, Canadá, estuda adaptações biológicas às mudanças ambientais, tanto aquelas de origem natural como aquelas causadas pelo homem. O pesquisador também foi diretor do Inpa do ano de 2006 a 2014.
Na pesquisa no Inpa desde 1981, envolveu-se com análises das necessidades da Amazônia relacionadas a educação, ciência e tecnologia. Como membro de sociedades científicas nacionais e estrangeiras, organizou mais de duas dezenas de eventos no Brasil e no exterior.