Petroleiros ocupam sede da Petrobras após não serem recebidos pela direção

FORUM – Lideranças do movimento dos petroleiros foram à sede da Petrobras nesta sexta-feira (31) tentar, pela última vez antes de ser iniciada greve nacional, apresentar reivindicação que pede a suspensão das demissões promovidas pela a empresa e a negociação com os trabalhadores conforme acordo coletivo previamente selado. Como não tiveram nenhuma resposta, os petroleiros decidiram ocupar o local.

“A gente tem ideia de ficar aqui pelo menos até termos uma resposta plausível pro nosso pleito”, disse Tadeu Porto, diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP) em entrevista à Fórum. Segundo ele, o grupo chegou no prédio principal da Petrobras por volta das 15h para discutir com a empresa a possibilidade de atenderem às reivindicações dos trabalhadores antes de ser iniciada greve nacional prevista para as 0h.

“A empresa falou que não ia cumprir a pauta e nós estabelecemos uma comissão de organização permanente aqui no local de trabalho. Somos cinco diretores petroleiros – quatro diretores da FUP e um diretor do Sindiquimica/PR, que é onde está sendo vendida a Fafen“, relatou.

Tadeu conta ainda que eles foram ameaçados de serem retirador de “jeitos desconfortáveis”. “O Claudio Costa, que é o gerente que foi indicado pelo João Doria, apareceu aqui na nossa sala pelo menos umas cinco vezes para monitorar a gente. O gerente principal de operações apareceu, recebeu nosso pleito, mas logo voltou com truculência e falando que não queria tirar a gente de ‘jeitos desconfortáveis’”, disse ainda.

Com o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), cerca de mil trabalhadores serão demitidos. Com a greve, os petroleiros pretendem defender os empregos na Petrobras e denunciar o projeto de desmonte da estatal que vem sendo promovido pelo governo Bolsonaro.

Tadeu considera o que está acontecendo na Fafen “o exemplo mais gritante de descumprimento do Acordo Coletivo praticado há décadas”. “Mesmo tendo uma cláusula que dificulta a demissão em massa, obrigando a negociação com os sindicatos, a Petrobras executou as dispensas sem aviso”, alertou ainda pelo Twitter.

Artigo anteriorMoro exclui miliciano ligado ao clã Bolsonaro da lista dos criminosos mais procurados do Brasil
Próximo artigoCasos de abuso sexual cresce nas academias militares dos EUA